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2019_ElayneBarbosadosSantos.pdf24,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAndrade, Michelle-
dc.contributor.authorSantos, Elayne Barbosa dos-
dc.date.accessioned2019-11-08T21:27:50Z-
dc.date.available2019-11-08T21:27:50Z-
dc.date.issued2019-11-08-
dc.date.submitted2019-04-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Elayne Barbosa dos. Impacto dos controladores eletrônicos de velocidade na redução do número e da gravidade de acidentes de trânsito com vítimas em trechos de rodovias federais. 2019. xiii, 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35796-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.pt_BR
dc.description.abstractOs acidentes de trânsito, por serem uma das principais causas de morte em todo o mundo, estão entre as principais preocupações de órgãos de saúde e de trânsito. Eles impactam na área econômica, social e de saúde pública e ocorrem pela interação de um ou mais fatores contribuintes, que podem ser decorrentes de falhas do homem, na via e do veículo. Dentre esses fatores ressalta-se a velocidade, que pode ser inapropriada ou excessiva, contribuindo de maneira significativa tanto para a ocorrência de acidentes como para o aumento da gravidade destes. Nesse contexto a fiscalização eletrônica de velocidade tem como objetivo principal a redução das lesões e mortes no trânsito. No entanto, assim como outras medidas reativas voltadas à promoção da segurança viária, a comprovação da efetividade da fiscalização eletrônica de velocidade deve ser realizada, preferencialmente mediante estudos do tipo antes e depois. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo analisar o efeito dos Controladores Eletrônicos de Velocidade – CEV (fiscalização eletrônica) na promoção da segurança de vias federais brasileiras através da redução de acidentes com vítimas. Para isso, foram aplicados 3 métodos de estudo do tipo antes-e-depois a 8 locais previamente selecionados a partir de critérios estabelecidos pelos métodos. Dois dos métodos utilizados apontaram efeitos positivos dos CEV indicando a redução real de acidentes com vítimas e, portanto, a efetividade dos CEV’s.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleImpacto dos controladores eletrônicos de velocidade na redução do número e da gravidade de acidentes de trânsito com vítimas em trechos de rodovias federaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSegurança de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordFiscalização eletrônicapt_BR
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordControladores eletrônicos de velocidadept_BR
dc.subject.keywordMedidores de velocidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Traffic accidents, for being one of the main causes of death around the world, are among the main concerns of health and traffic department. They impact on the economic, social and public health fields and occur by the interaction of one or more contributing factors, which can be results of man's, roads' and vehicles' failures. Among these factors, we can cite the speed, which may be inappropriate or excessive, contributing in a significant way to the occurrence of both accidents and their gravity. In this context, speed camera program has as a main objective the reduction of injuries and death in traffic. However, as well as other reactive measures aimed at the promotion of road safety, the confirmation of speed cameras program effectiveness has to be evaluated, preferably by the means of before-and-after studies. Therefore, this work has the objective the analysis of the effect of electronic speed controllers, also known as CEV, for the safety promotion in Brazilian Federal roads through the reduction of accidents with victims. For this, it has been applied 3 before-and-after study methods in 8 locations previously selected through the criteria established by these methods. Two of these methods used indicated positive effects of CEV, showing real reduction of accidents with victims and, therefore, the effectiveness of the CEV.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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