Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/35796
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_ElayneBarbosadosSantos.pdf24,46 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Impacto dos controladores eletrônicos de velocidade na redução do número e da gravidade de acidentes de trânsito com vítimas em trechos de rodovias federais
Auteur(s): Santos, Elayne Barbosa dos
Orientador(es):: Andrade, Michelle
Assunto:: Segurança de trânsito
Fiscalização eletrônica
Acidentes de trânsito
Controladores eletrônicos de velocidade
Medidores de velocidade
Date de publication: 8-nov-2019
Référence bibliographique: SANTOS, Elayne Barbosa dos. Impacto dos controladores eletrônicos de velocidade na redução do número e da gravidade de acidentes de trânsito com vítimas em trechos de rodovias federais. 2019. xiii, 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: Os acidentes de trânsito, por serem uma das principais causas de morte em todo o mundo, estão entre as principais preocupações de órgãos de saúde e de trânsito. Eles impactam na área econômica, social e de saúde pública e ocorrem pela interação de um ou mais fatores contribuintes, que podem ser decorrentes de falhas do homem, na via e do veículo. Dentre esses fatores ressalta-se a velocidade, que pode ser inapropriada ou excessiva, contribuindo de maneira significativa tanto para a ocorrência de acidentes como para o aumento da gravidade destes. Nesse contexto a fiscalização eletrônica de velocidade tem como objetivo principal a redução das lesões e mortes no trânsito. No entanto, assim como outras medidas reativas voltadas à promoção da segurança viária, a comprovação da efetividade da fiscalização eletrônica de velocidade deve ser realizada, preferencialmente mediante estudos do tipo antes e depois. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo analisar o efeito dos Controladores Eletrônicos de Velocidade – CEV (fiscalização eletrônica) na promoção da segurança de vias federais brasileiras através da redução de acidentes com vítimas. Para isso, foram aplicados 3 métodos de estudo do tipo antes-e-depois a 8 locais previamente selecionados a partir de critérios estabelecidos pelos métodos. Dois dos métodos utilizados apontaram efeitos positivos dos CEV indicando a redução real de acidentes com vítimas e, portanto, a efetividade dos CEV’s.
Abstract: Traffic accidents, for being one of the main causes of death around the world, are among the main concerns of health and traffic department. They impact on the economic, social and public health fields and occur by the interaction of one or more contributing factors, which can be results of man's, roads' and vehicles' failures. Among these factors, we can cite the speed, which may be inappropriate or excessive, contributing in a significant way to the occurrence of both accidents and their gravity. In this context, speed camera program has as a main objective the reduction of injuries and death in traffic. However, as well as other reactive measures aimed at the promotion of road safety, the confirmation of speed cameras program effectiveness has to be evaluated, preferably by the means of before-and-after studies. Therefore, this work has the objective the analysis of the effect of electronic speed controllers, also known as CEV, for the safety promotion in Brazilian Federal roads through the reduction of accidents with victims. For this, it has been applied 3 before-and-after study methods in 8 locations previously selected through the criteria established by these methods. Two of these methods used indicated positive effects of CEV, showing real reduction of accidents with victims and, therefore, the effectiveness of the CEV.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/35796/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.