Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36063
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_MarisaPerroneCamposRocha.pdf
Restrito
4,1 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: Estudo sobre o comportamento informacional de parlamentares e assessores legislativos na Câmara Legislativa do Distrito Federal como subsídio à gestão estratégica de informações no processo legislativo
Autor(es): Rocha, Marisa Perrone Campos
Orientador(es): Tarapanoff, Kira
Assunto: Gestão da informação
Comportamento informacional
Processo legislativo
Sistemas de informação gerencial
Data de publicação: 3-Jan-2020
Referência: ROCHA, Marisa Perrone Campos. Estudo sobre o comportamento informacional de parlamentares e assessores legislativos na Câmara Legislativa do Distrito Federal como subsídio à gestão estratégica de informações no processo legislativo. xv, 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2001.
Resumo: Objetivou-se conhecer o comportamento informacional de Assessores legislativos e parlamentares na Câmara Legislativa do Distrito Federal como subsídio à gestão estratégica de informações no processo legislativo, visando desenvolver um referencial teórico que sirva como diretriz para o desenvolvimento de um sistema de informações de apoio à decisão, com base na análise sócio-técnica estruturada. Foram analisados os fatores internos e externos que interferem na atuação da Assessoria Legislativa da CLDF, bem como o perfil dos deputados distritais, quanto à demanda, finalidade de uso, fontes e canais mais utilizados, recursos tecnológicos e elementos de valorização da informação, visando estabelecer um modelo conceituai que oriente o acompanhamento sistemático das informações pertinentes, mediante a observação e coleta de dados sobre os fatores ambientais que possam afetar sua atuação. Definimos como objetos de estudo a Assessoria Legislativa, processando-se o levantamento de suas necessidades por intermédio de seus especialistas — o assessor legislativo; e os deputados distritais, cujas necessidades de informação foram levantadas por intermédio de seus assessores parlamentares (de gabinete), seus representantes. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se um estudo de caso analítico descritivo, caracterizando-se como pesquisa de levantamento e diagnóstico. As técnicas para levantamento e tratamento dos dados utilizados foram as seguintes: a) pesquisa documentária, em todas as fases da investigação; b) aplicação da abordagem sócio-técnica estruturada para análise organizacional da Assessoria Legislativa, utilizando-se técnicas de planejamento estratégico para as fases de análise do ambiente organizacional (diagnóstico), e de prospecção (prognóstico), tais como Brainstorming, Cenários e Biografia organizacional; c) aplicação de entrevistas orientadas aos deputados, por intermédio de seus assessores diretos. Como resultado, após a coleta e análise dos dados, obtivemos as relações entre organização, ambiente e dados, representadas graficamente, em um modelo conceituai, que, esperamos, possa contribuir como diretrizes para a elaboração de um sistema de informações de apoio à decisão no processo legislativo local.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2001.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.