Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36644
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_OfferSchoolQuilombola.pdf232,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_OfertaEscolasQuilombola.pdf229,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Offer of schools of quilombola school education center in the northeast/BR
Outros títulos: Oferta de escolas de educação escolar quilombola no nordeste brasileiro
Autor(es): Santos, Edmilson Santos
Velloso, Tatiana Ribeiro
Nacif, Paulo Gabriel Soledade
Silva, Givânia Maria da
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3805-2319
http://orcid.org/0000-0002-9672-8623
http://orcid.org/0000-0002-4781-3055
http://orcid.org/0000-0001-5094-2715
Assunto: Política pública
Educação
Quilombos - educação
Igualdade
Data de publicação: 2019
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
Referência: SANTOS, Edmilson Santos et al. Offer of schools of quilombola school education center in the northeast/BR. Educação & Realidade, v. 44, n. 1, e81346, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623681346. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100612. Acesso em: 04 maio 2020. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SANTOS, Edmilson Santos et al. Oferta de escolas de educação escolar quilombola no nordeste brasileiro. Educação & Realidade, v. 44, n. 1, e81346, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623681346. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100612. Acesso em: 04 maio 2020.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar panorama de implantação das Escolas de Educação Escolar Quilombola (EEEQ) na região Nordeste. Três aspectos foram analisados: (a) distribuição das EEEQ por estados da região Nordeste e por classe populacional; (b) identificação da relação entre comunidade quilombola certificada e oferta de EEEQ; (c) análise das matrículas nas EEEQ. Como já detectado em outros trabalhos, informações desencontradas e de baixa confiança produzidas pelo Estado dão continuidade às práticas que negligenciam informações importantes que nos levam à porta de entrada do racismo institucional que persiste na sociedade brasileira.
Abstract: The present study aims to present an overview of the implantation of Quilombola Schools (EEEQ) in the Northeast Region. Three aspects have been analyzed: (a) distribution of EEEQ by state and populational class in the Northeast region; (b) identification of the relation among communities self-defined as quilombolas, certified by the Palmares Cultural Foundation, and EEEQ offers; (c) analysis of enrolments in EEEQ. As it has been detected in previous studies, conflicting and unreliable information produced by the State foster the continuity of practices that neglect important information and take us to the road of institutionalized racism that lingers in Brazilian society.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License 4.0 International. Available at: <http://creativecommons.org/licenses/by/4.0>.
DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623681346
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.