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Título : Análise das propostas de expansão urbana no Distrito Federal
Autor : Veloso Filho, Francisco de Assis
Orientador(es):: Krüger, Mário Júlio Teixeira
Assunto:: Distrito Federal (Brasil) - espaço urbano
Crescimento urbano
Periferia
Expansão urbana
Fecha de publicación : 6-feb-2020
Citación : VELOSO FILHO, Francisco de Assis. Análise das propostas de expansão urbana no Distrito Federal. 1986. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano)—Universidade de Brasília, Brasília, 1986.
Resumen : É objetivo desta dissertação estudar a problemática da escolha de novas áreas para fins de expansão urbana do Distrito Federal. Constatamos neste trabalho que o crescimento urbano no DF tem ocorrido de maneira dispersa, desde o inicio da construção da cidade. A partir da década de 70 esta expansão urbana atingiu também os municípios limítrofes. Neste processo de periferização, a população de baixa renda tem sido deslocada para areas cada vaz mais distantes e desprovidas de infra estrutura urbana basica. É uma situação que pode ser considerada paradoxal devido a intensa participação do Estado na gestão do território, detendo a propriedade de grande parte da terra e o controle sobre seu uso e ocupação. Em seguida, realizamos um levantamento e um estudo de diversos documentos elaborados no período 1972/85 a respeito desta questão , procurando-se verificar as políticas publicas concebidas para organização do território e ocupação urbana. Revisamos a metodologia de seleção de alternativas para expansão urbana da última proposta oficial-PEOT (1977), aplicando também uma análise econômica para os sistemas de saneamento e transportes urbanos. Após a análise, verificamos que o modelo de crescimento disperso adotado no DF e inadequado, na medida em que acentua o processo de periferização urbana. Este modelo e baseado em idéias que requerem maior debate, inclusive com participação da população, tais como a preservação da função político-administrativa, o crescimento equilibrado da cidade com sua região, a proteção do Plano Piloto e a pressão de populações perifericas sobre os equipamentos urbanos. Além disso, a análise econômica mostrou também que esta alternativa não é mais indicada face aos custos de saneamento e transportes. Em conclusão, as políticas concebidas e as propostas de expansão urbana dispersa mostram-se inadequadas ao caso do DF. Sugerimos sua revisão frente a dinâmica populacional e o controle do uso do solo por parte do Estado.
Abstract: The purpose of this dissertation is to study the problem of new areas for urban expansion in the Federal Distric (ED). In this work we concluded that FD urban growth happened in a scatered way from the begining of the town's construction. From the seventies onwards urban expansion reached also the municipalites around the FD. In this process of peripherization the lower income population has been moved further away and settleed in areas without basic urban infra-structure. This is a paradoxal situation due to the intensive participation of the state in the land's manegement process,because it has the property of the majority of land area and the control upon it's use and ocupation. We made also an inquiry and a reseach upon severa! documents about this problem, which were elaborated during the period 1972/85 and analised the public urban policies designed for the regiòn1s organization and it's urban ocupation. We have revised the metodologies of seletion for the last oficial proposal for urban expansion - PEOT (1977), appling also an economic analysis for urban transport and sanitation systems. After this analysis we verified that the scatered growth model adopted in the FD is inadequated as far as it stress the process of urban suburbanization. This model is based in concepts which require more discussion, including the population participation, about such topics as the town's political-administrative function, the town's growth towards equilibrium in relationship with it's region, the protection of Pilot Plan, and the preassure from the suburban population towards public facilities. Furthermore the economic analysis has shown also that this altemative is not compatible when faced with transport and sanitation costs. Concluding, the policies designed and the proposals for scatered urban growth are not adequated to the FD case. We have suggested it's revision faced with population dinamics ant the state control of land use.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano, 1986.
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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