http://repositorio.unb.br/handle/10482/37367
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_AnaClaraSantanadeSouza.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O processo de levantar em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral : análise dos padrões de movimento |
Autor(es): | Souza, Ana Clara Santana de |
Orientador(es): | Gutierres Filho, Paulo José Barbosa |
Assunto: | Paralisia cerebral - crianças Padrões de movimento Controle postural Função motora grossa |
Data de publicação: | 7-Abr-2020 |
Data de defesa: | 22-Out-2019 |
Referência: | SOUZA, Ana Clara Santana de. O processo de levantar em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral: análise dos padrões de movimento. 2019. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A Paralisia Cerebral (PC) é definida como uma desordem permanente do movimento e da postura, atribuída a distúrbios não progressivos que ocorrem durante o desenvolvimento e a formação do sistema nervoso central. Embora a PC se manifeste de forma heterogênea entre indivíduos, o desenvolvimento da função motora grossa e da postura é uma habilidade prejudicada em todas as crianças e adolescentes. O controle motor participa ativamente de todas as habilidades motoras, logo, seu aperfeiçoamento gera melhorias nas atividades e funções do corpo. A observação do movimento durante o processo de levantar pode contribuir para uma melhor compreensão do controle postural dinâmico em indivíduos com paralisia cerebral. Esta pesquisa teve como objetivo: analisar, através da Escala Segmentar de Padrões de Movimento de VanSant, os padrões utilizados por crianças e adolescentes com paralisia cerebral e acometimento bilateral do tipo diplegia espástica, classificados em níveis I e II do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS), durante a tarefa de levantar do solo. Os resultados demonstraram que os padrões gerais de movimento apresentados pela população com PC são os mesmos utilizados pelos indivíduos com desenvolvimento típico, porém, realizados de forma mais assimétrica e menos eficiente. Indivíduos com PC não apresentaram diferenças estatísticas entre os padrões de movimento quando comparados por faixas etárias, porém, crianças e adolescentes classificados em nível II do GMFCS apresentaram padrões mais assimétricos em todas as regiões corporais quando comparadas ao grupo classificado em GMFCS I. |
Abstract: | Cerebral Palsy (CP) is defined as a permanente disorder of movement and posture, attributed to non-progressive disorders that occur during the development and formation of the central nervous system. Although CP manifests heterogeneously among individuals, the development of gross motor function and posture is na impaired ability in all children and adolescents. Motor control actively participates in all motor skills, so its improvement leads to improvements in body activities and functions. Observation of movement during the processo of getting up from the ground may contribute to a better understanding of dynamic postural control in individuals with cerebral palsy. This research aimed to: analyze, through the VanSant Segmental Movement Patterns Scale, the patterns used by children and adolescents with cerebral palsy and bilateral spastic diplegia involvement, classified in levels I and II of the Gross Motor Function Classification System (GMFCS) during the task of raising from the ground. The results showed that the general movement patterns presented by the CP population are the same as those used by individuals with typical development, but performed more asymmetrically and less efficiently. Individuals with CP did not show statistical diferences between movement patterns when compared by age groups, but children and adolescentes classified as GMFCS level II presented more asymmetric patterns in all body regions when compared to the group classified as GMFCS I. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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