Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37448
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_IngriddeSousaRodriguesDuarte.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_IngriddeSousaRodriguesDuarte_PRODUTO.pdfProduto1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla : uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos
Otros títulos : Generation and detection of electromagnetic fields through the tesla coil : a proposal for teaching from ausubelian advanced organizers
Autor : Duarte, Ingrid de Sousa Rodrigues
Orientador(es):: Polito, Antony Marco Mota
Coorientador(es):: Ibaldo, Adriana Pereira
Assunto:: Indução eletromagnética
Campo eletromagnético
Bobina de Tesla
Aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino
Fecha de publicación : 13-abr-2020
Citación : DUARTE, Ingrid de Sousa Rodrigues. Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla: uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos. 2019. xv, 223 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : Na busca de estratégias de ensino para facilitar a aquisição, o armazenamento e a utilização do conhecimento a ser apreendido, a partir do conhecimento prévio dos alunos, propomos uma sequência de aprendizagem construída em torno de um experimento que inclui a maior parte dos temas associados com o eletromagnetismo. Desse modo, elaborou-se esse trabalho com objetivo de abordar os conceitos de indução eletromagnética e de campo eletromagnético, por meio da bobina de Tesla, um experimento que, ao mesmo tempo, permite abordar também a geração e a detecção de campos eletromagnéticos. Para o desenvolvimento do projeto, nos utilizamos da teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos baseamos em diversas referências voltadas para o ensino com utilização de atividades prático-experimentais, os quais foram tomados, por nós, como organizadores avançados. Como marco legal, nos utilizamos da Lei de Diretrizes e Bases e das Diretrizes Curriculares Nacionais. A aplicação da sequência foi realizada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública do Distrito Federal. Observamos que os estudantes demonstraram serem mais participativos e apresentaram resultados considerados satisfatórios nas avaliações.
Abstract: Searching for teaching strategies to enhance the acquisition, the keeping and the use of the knowledge to be learned, based on the previous knowledge of the students, we propose a learning sequence build around an experiment that includes the majority of the themes connected with electromagnetism. In this manner, we elaborate this work that has the goal of approaching the concepts of electromagnetic induction and electromagnetic field, by using the Tesla Coil. The Tesla Coil is an experiment that also allows approach the generation and the detection of electromagnetic fields. To develop this project, we based on the Meaningful Learning theory of David Ausubel. We also based on several references turned to teaching with practical-experimental activities. These were considered, by us, as advanced organizers. As legal framework, we based on the “Lei de Diretrizes e Bases” and on the “Diretrizes Curriculares Nacionais”. The application of this sequence was made in a third-year class of High School, in a public school of Distrito Federal. We observed that the students show be more participative and present satisfactory results in the final tests.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/37448/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.