http://repositorio.unb.br/handle/10482/37520
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_JuremaMachadodeAndradeSouza.pdf | 29,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Os Pataxó Hãhãhãi e as narrativas de luta por terra e parentes, no sul da Bahia |
Autor : | Souza, Jurema Machado de Andrade |
Orientador(es):: | Baines, Stephen Grant |
Assunto:: | Povos indígenas Indígenas - aspectos sociais Luta pela terra Indígenas Pataxó - Bahia |
Fecha de publicación : | 16-abr-2020 |
Data de defesa:: | 23-ago-2019 |
Citación : | SOUZA, Jurema Machado de Andrade. Os Pataxó Hãhãhãi e as narrativas de luta por terra e parentes, no sul da Bahia. 2019. 355 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Pedra Branca, Catolezinho, Olivença, São Fidelis, Couro Dantas são os lugares de memória que informam os troncos velhos do povo Pataxó Hãhãhãi. Assim, este povo se assenta em uma coletividade que acolhe distintas nomeações étnicas: Kariri-Sapuyá, Kamakã, Tupinambá, Gueren, Baenã e Hãhãhãi, por mim designadas famílias étnicas, e reunidas pelo Serviço de Proteção aos Índios, a partir dos anos 1930, na recém criada Reserva Caramuru Catarina Paraguassu, na região sul do estado da Bahia. Os arrendamentos de terras promovidos pelo órgão estatal foram responsáveis pelo esbulho sofrido pelas famílias indígenas que, sem suas posses, dispersaram-se ou esparramaram pelo mundo. Esta tese trata das narrativas elaboradas pelos indígenas sobre seus lugares (e pessoas) de memórias, suas trajetórias durante as dispersões, as lutas empreendidas para reunir de volta os parentes e iniciarem a luta pela terra. Após 30 anos de ação direta, na forma de retomadas de terras para reversão da exploração e do esbulho, os Pataxó Hãhãhãi reconquistaram a integralidade do território. O tema desta tese, portanto, são as suas narrativas de luta. |
Abstract: | Pedra Branca, Catolezinho, Olivença, Couro Dantas – those are the places where the memories about the troncos velhos (ancestors) of the Pataxó Hãhãhãi are rooted. This indigenous people encompasses different ethnonyms, which I refer to as ethnic families: Kariri-Sapuyá, Kamakã, Tupinambá, Guerem, Baenã and Hãhãhãi. From the 1930s, these ethnic families were gathered by the Serviço de Proteção aos Índios- SPI (the federal agency then in charge of “pacifying” the indigenous peoples in Brazil) and settled in a recently created reservation called Caramuru Catarina Paraguassu, in the south of the state of Bahia. The SPI leased to farmers almost all the lands of the reservation, dispossessing the indigenous families, which had to leave their territory and seek refuge in different and sometimes distant locations – as they say, they were scattered around the world. This dissertation analyses narratives produced and transmitted by the Pataxó Hãhãhãi about the places in which their memories are embedded, the ancestors, their trajectories while they were scattered, their struggle to reunite the relatives and to recover their territory. After 30 years of direct action (retomadas de terras, reconquering lands) aiming to put an end to the exploitation and dispossession, the Pataxó Hãhãhãi could finally recover their territory which was demarcated in 1938. The theme of this thesis is the narratives of struggle. |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2019. |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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