Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Villar, José Luiz M. | - |
dc.contributor.author | Silva, Lenoir Lameira e | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T11:27:33Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T11:27:33Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lenoir Lameira e. Inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no contexto transformador da realidade na escola. 2019. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38324 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo busca identificar o que acontece no dia-dia de turmas inclusivas, a
despeito dos limites de viabilização e alcance da política pública, razão pela qual o
objetivo geral é compreender como a revisitação da prática pedagógica, apoiada no
respeito, aceitação e superação de desigualdades, diferenças e/ou semelhanças - por meio
da escuta e do diálogo propostos pela abordagem intercultural - contribui para a inclusão
de pessoas com mobilidade reduzida. A partir deste tópico geral surgiram dois objetivos
específicos que são: a necessidade de refletir como a prática pedagógica, apoiada no
caráter dialogal da interculturalidade, favorece a inclusão de pessoas com mobilidade
reduzida; analisar as narrativas dos docentes para identificar como o caráter dialogal da
interculturalidade potencializa a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida.
Realizamos um estudo de caso em dois Centros de Línguas públicos no DF, devido à
representatividade destas escolas nas regiões administrativas em que atuam. A análise foi
feita a partir de dados advindos das entrevistas narrativas (SHUTZE, 2010), e da
apreciação de ilustrações aplicadas aos estudantes e professores das instituições de
ensino. A metodologia tem abordagem qualitativa, cujo percurso metodológico realizou-
se por meio da análise da legislação vigente, da entrevista narrativa e da apreciação de
ilustrações dos alunos, sob a orientação da análise de conteúdo (BARDIN,2006). Ao final,
a partir das análises feitas, propomos uma intervenção com relação às atitudes
facilitadoras à interação dialógica e inclusão de pessoas com mobilidade reduzida. A
proposta de intervenção consta tanto da exposição de ilustrações quanto das performances
em tablados miniaturizados, que podem ser apresentadas às instituições de ensino, que
queiram revisitar a prática inclusiva por meio da perspectiva intercultural. As conclusões
desta dissertação apontam para a necessidade de valorização da prática pedagógica
inclusiva de professores, aliada à orientação e atuação da sala de recursos, que no
cotidiano da vida escolar, podem materializar a inclusão de pessoas com mobilidade
reduzida para além dos limites da política pública, com a transformação da realidade na
escola. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no contexto transformador da realidade na escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study intends to identify what happens on a daily basis of inclusive classes,
regardless both the limits and potential achievements of the public policy, which is why
the general objective is to understand how the pedagogical practice, supported by respect,
acceptance to overcome inequality, differences and/or similarities – through dialogue
sponsored by the intercultural approach – may contribute to the inclusion of people with
reduced mobility. From this main topic, two other specific aims have come out: the
necessity to reflect on how the pedagogical practice, based on intercultural dialogue,
favors the inclusion of people with reduced mobility; to analyze teachers’ narratives so
as to identify how the intercultural dialogue reinforces the inclusion of people with
reduced mobility. To do such a task, we not only have done a case study but also a
fieldwork in two state language schools in DF, due to their statistically representative
relevance in the communities they are both situated. The data analysis is derived from
appreciation of the students’ illustrations on reduced mobility and narrative interviews
(SHUTZE, 2010) with teachers who work at these schools. The methodology has
qualitative approach through which we carried out an in-depth-analysis of the inclusive
legislation as well as the teachers’ narrative interviews and the appreciation of students’
illustrations (BARDIN, 2006). At the end of such investigation, based upon careful
analysis, we propose an intervention to achieve dialogical interaction and intercultural
inclusion of people with reduced mobility. The intervention consists of an exhibition with
the students’ illustrations on reduced mobility and performances on mini stages, which
may be available and presented at any educational institutions, which may want to rethink
their inclusive practice through the intercultural perspective. The conclusions of this study
point towards the necessity of valuing teachers’ inclusive pedagogical practice, under the
guidance of the resource rooms, which on a regular basis can help to include people with
reduced mobility beyond the limits of the public policy to transform the school context. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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