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Título: Inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no contexto transformador da realidade na escola
Autor(es): Silva, Lenoir Lameira e
Orientador(es): Villar, José Luiz M.
Assunto: Mobilidade
Escolas
Inclusão escolar
Política pública
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: SILVA, Lenoir Lameira e. Inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no contexto transformador da realidade na escola. 2019. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo busca identificar o que acontece no dia-dia de turmas inclusivas, a despeito dos limites de viabilização e alcance da política pública, razão pela qual o objetivo geral é compreender como a revisitação da prática pedagógica, apoiada no respeito, aceitação e superação de desigualdades, diferenças e/ou semelhanças - por meio da escuta e do diálogo propostos pela abordagem intercultural - contribui para a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida. A partir deste tópico geral surgiram dois objetivos específicos que são: a necessidade de refletir como a prática pedagógica, apoiada no caráter dialogal da interculturalidade, favorece a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida; analisar as narrativas dos docentes para identificar como o caráter dialogal da interculturalidade potencializa a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida. Realizamos um estudo de caso em dois Centros de Línguas públicos no DF, devido à representatividade destas escolas nas regiões administrativas em que atuam. A análise foi feita a partir de dados advindos das entrevistas narrativas (SHUTZE, 2010), e da apreciação de ilustrações aplicadas aos estudantes e professores das instituições de ensino. A metodologia tem abordagem qualitativa, cujo percurso metodológico realizou- se por meio da análise da legislação vigente, da entrevista narrativa e da apreciação de ilustrações dos alunos, sob a orientação da análise de conteúdo (BARDIN,2006). Ao final, a partir das análises feitas, propomos uma intervenção com relação às atitudes facilitadoras à interação dialógica e inclusão de pessoas com mobilidade reduzida. A proposta de intervenção consta tanto da exposição de ilustrações quanto das performances em tablados miniaturizados, que podem ser apresentadas às instituições de ensino, que queiram revisitar a prática inclusiva por meio da perspectiva intercultural. As conclusões desta dissertação apontam para a necessidade de valorização da prática pedagógica inclusiva de professores, aliada à orientação e atuação da sala de recursos, que no cotidiano da vida escolar, podem materializar a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida para além dos limites da política pública, com a transformação da realidade na escola.
Abstract: This study intends to identify what happens on a daily basis of inclusive classes, regardless both the limits and potential achievements of the public policy, which is why the general objective is to understand how the pedagogical practice, supported by respect, acceptance to overcome inequality, differences and/or similarities – through dialogue sponsored by the intercultural approach – may contribute to the inclusion of people with reduced mobility. From this main topic, two other specific aims have come out: the necessity to reflect on how the pedagogical practice, based on intercultural dialogue, favors the inclusion of people with reduced mobility; to analyze teachers’ narratives so as to identify how the intercultural dialogue reinforces the inclusion of people with reduced mobility. To do such a task, we not only have done a case study but also a fieldwork in two state language schools in DF, due to their statistically representative relevance in the communities they are both situated. The data analysis is derived from appreciation of the students’ illustrations on reduced mobility and narrative interviews (SHUTZE, 2010) with teachers who work at these schools. The methodology has qualitative approach through which we carried out an in-depth-analysis of the inclusive legislation as well as the teachers’ narrative interviews and the appreciation of students’ illustrations (BARDIN, 2006). At the end of such investigation, based upon careful analysis, we propose an intervention to achieve dialogical interaction and intercultural inclusion of people with reduced mobility. The intervention consists of an exhibition with the students’ illustrations on reduced mobility and performances on mini stages, which may be available and presented at any educational institutions, which may want to rethink their inclusive practice through the intercultural perspective. The conclusions of this study point towards the necessity of valuing teachers’ inclusive pedagogical practice, under the guidance of the resource rooms, which on a regular basis can help to include people with reduced mobility beyond the limits of the public policy to transform the school context.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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