Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/38399
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_CirilaTarghettadeMoura.pdf41,05 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Voa(r) : uma poética cênica para os primeiros anos
Auteur(s): Moura, Cirila Targhetta de
Orientador(es):: Castro, Rita de Almeida
Assunto:: Poética
Primeira infância
Artes cênicas - representação teatral
Référence bibliographique: MOURA, Cirila Targhetta. Voa(r): uma poética cênica para os primeiros anos. 2019. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte) —Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: O presente estudo investiga as Poéticas Cênicas para os Primeiros Anos a partir do espetáculo VOA, segunda montagem da companhia brasiliense Coletivo Antônia. A dissertação objetiva identificar as especificidades das criações cênicas realizadas para o público de bebês e crianças em seus primeiros anos, cuja faixa etária abrange de zero a cinco (também denominada primeira infância). A pesquisa propõe ainda, constatar as possíveis diferenças entre os espetáculos desenvolvidos para esse recorte etário e aqueles criados para os demais públicosalvo. Como estrutura narrativa, o texto é apresentado como uma viagem-voo e percorre o itinerário da atriz-pesquisadora-pássara ao longo dos últimos anos. Em uma trajetória terrestreaérea- terrestre, a pesquisa divide-se em três partes: Preparação de Voo; VOAndo; e Aterrissagem. A metodologia utilizada corresponde aos cruzamentos entre o processo de montagem e a obra que tem sido exibido nos últimos dois anos e meio. Para análise do espetáculo VOA, são utilizadas as memórias de sua criação — pelos registros de processo compilados pela autora — bem como as entrevistas realizadas com as equipes de criação e produção do projeto. A partir da ideia de que os bebês e crianças são plenamente capazes de produzirem e transformarem uma sociedade e a si mesmas(os), esse estudo desmistifica alguns pré-conceitos a respeito do “quê”, e do “como” compartilhar a cena com este tipo de público. Em busca de estabelecer uma comunicação poética com a primeira infância, a autora dialoga com diversas(os) pesquisadoras(es) das ciências humanas, sociais e da saúde, aproximando-se do território dos bebês e das crianças, bem como de suas maneiras de ser, estar e se relacionar com o mundo. As Poéticas Cênicas para os Primeiros Anos possibilitam, portanto, a criação de um tempo-espaço poético a partir de experiências sensíveis, tendo os sentidos, os recursos sensoriais, a imaginação e a mediação como suas grandes aliadas.
Abstract: The present study investigates the Scenic Poetics for the Early Years through the play VOA, second creation of the brazilian company Coletivo Antônia. The dissertation aims to identify the specificities of scenic creations performed for babies and children in their early years, ages zero to five. The research also proposes to verify the possible differences between the plays developed for this age group and those created for other audiences. As a narrative structure, the text is presented as a flight-trip and travels the itinerary of actress-researcher-bird over the last years. Following a land-air-to-land trajectory, the research is divided into three parts: Flight Preparation; Flying; and Landing. The methodology used corresponds to the intersections between the creative process and the play that has been exhibited in the past two and a half years. For the analysis of the play VOA, the study uses the memories of its creation — - based on the creative process compiled by the author — as well as the interviews with the project creators and production teams. Based on the idea that babies and children in theirs early years are fully capable of producing and transforming a society and themselves, this investigation demystifies some preconceptions about “what”, and “how” to share the scene with the young audience. Seeking to establish a poetic communication with early childhood, the author explores several researchers from the humanities, social and health sciences, by approaching the territory of babies and children, as well as their ways of being and relating to the world. The Scenic Poetics for the Early Years, therefore, allows the creation of a poetic time-space from sensitive experiences, being the senses, sensory resources, imagination and mediation its great allies.
Resumen: El presente estudio investiga las Poéticas Escénicas para los Primeros Años a través de la obra VOA, segundo montaje de la compañía brasileña Coletivo Antônia. La disertación tiene como objetivo identificar las especificidades de las creaciones escénicas realizadas para bebés y niños en sus primeros años, cuya edad varía entre cero y cinco (también llamada primera infancia). La investigación también propone verificar las posibles diferencias entre las obras hechas para esta edad y las creadas para las demás audiencias. Como estructura narrativa, el texto se presenta como un viaje-vuelo y recorre el itinerario de la actriz-investigadora-pájara en los últimos años. En una trayectoria tierra-aire-tierra, la investigación se divide en tres partes: Preparación del Vuelo; Volando; y Aterrizaje. La metodología utilizada corresponde a las intersecciones entre el proceso de montaje y la obra que se ha exhibido en los últimos dos años y medio. Para el análisis de la obra VOA, se utilizan las memorias de su creación, por los registros del proceso compilados por la autora, así como las entrevistas con los equipos de creación y producción del proyecto. A partir de la idea de que los bebés y los niños son capaces de producir y transformar una sociedad y asi como también a ellos mismos, este estudio desmitifica algunas ideas preconcebidas sobre “qué” y “cómo” compartir la escena con este tipo de audiencia. Buscando establecer una comunicación poética con la primera infancia, la autora dialoga con varias(os) investigadoras(es) de las ciencias humanas, sociales y de la salud, acercándose al territorio de los bebés y niños, así como de sus formas de ser y relacionarse con el mundo. Las Poéticas Escénicas para los Primeros Años, por lo tanto, permiten la creación de un espacio-tiempo poético a partir de experiencias sensibles, siendo los sentidos, los recursos sensoriales, la imaginación y la mediación sus grandes aliados.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/38399/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.