Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Rita de Almeida | - |
dc.contributor.author | Moura, Cirila Targhetta de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T14:39:59Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T14:39:59Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-05 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Cirila Targhetta. Voa(r): uma poética cênica para os primeiros anos. 2019. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte) —Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38399 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo investiga as Poéticas Cênicas para os Primeiros Anos a partir do espetáculo
VOA, segunda montagem da companhia brasiliense Coletivo Antônia. A dissertação objetiva
identificar as especificidades das criações cênicas realizadas para o público de bebês e crianças
em seus primeiros anos, cuja faixa etária abrange de zero a cinco (também denominada
primeira infância). A pesquisa propõe ainda, constatar as possíveis diferenças entre os
espetáculos desenvolvidos para esse recorte etário e aqueles criados para os demais públicosalvo.
Como estrutura narrativa, o texto é apresentado como uma viagem-voo e percorre o
itinerário da atriz-pesquisadora-pássara ao longo dos últimos anos. Em uma trajetória terrestreaérea-
terrestre, a pesquisa divide-se em três partes: Preparação de Voo; VOAndo; e
Aterrissagem. A metodologia utilizada corresponde aos cruzamentos entre o processo de
montagem e a obra que tem sido exibido nos últimos dois anos e meio. Para análise do
espetáculo VOA, são utilizadas as memórias de sua criação — pelos registros de processo
compilados pela autora — bem como as entrevistas realizadas com as equipes de criação e
produção do projeto. A partir da ideia de que os bebês e crianças são plenamente capazes de
produzirem e transformarem uma sociedade e a si mesmas(os), esse estudo desmistifica alguns
pré-conceitos a respeito do “quê”, e do “como” compartilhar a cena com este tipo de público.
Em busca de estabelecer uma comunicação poética com a primeira infância, a autora dialoga
com diversas(os) pesquisadoras(es) das ciências humanas, sociais e da saúde, aproximando-se
do território dos bebês e das crianças, bem como de suas maneiras de ser, estar e se relacionar
com o mundo. As Poéticas Cênicas para os Primeiros Anos possibilitam, portanto, a criação
de um tempo-espaço poético a partir de experiências sensíveis, tendo os sentidos, os recursos
sensoriais, a imaginação e a mediação como suas grandes aliadas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Voa(r) : uma poética cênica para os primeiros anos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Primeira infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas - representação teatral | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study investigates the Scenic Poetics for the Early Years through the play VOA,
second creation of the brazilian company Coletivo Antônia. The dissertation aims to identify
the specificities of scenic creations performed for babies and children in their early years, ages
zero to five. The research also proposes to verify the possible differences between the plays
developed for this age group and those created for other audiences. As a narrative structure, the
text is presented as a flight-trip and travels the itinerary of actress-researcher-bird over the last
years. Following a land-air-to-land trajectory, the research is divided into three parts: Flight
Preparation; Flying; and Landing. The methodology used corresponds to the intersections
between the creative process and the play that has been exhibited in the past two and a half
years. For the analysis of the play VOA, the study uses the memories of its creation — - based
on the creative process compiled by the author — as well as the interviews with the project
creators and production teams. Based on the idea that babies and children in theirs early years
are fully capable of producing and transforming a society and themselves, this investigation
demystifies some preconceptions about “what”, and “how” to share the scene with the young
audience. Seeking to establish a poetic communication with early childhood, the author
explores several researchers from the humanities, social and health sciences, by approaching
the territory of babies and children, as well as their ways of being and relating to the world. The
Scenic Poetics for the Early Years, therefore, allows the creation of a poetic time-space from
sensitive experiences, being the senses, sensory resources, imagination and mediation its great
allies. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El presente estudio investiga las Poéticas Escénicas para los Primeros Años a través de la obra
VOA, segundo montaje de la compañía brasileña Coletivo Antônia. La disertación tiene como
objetivo identificar las especificidades de las creaciones escénicas realizadas para bebés y niños
en sus primeros años, cuya edad varía entre cero y cinco (también llamada primera infancia).
La investigación también propone verificar las posibles diferencias entre las obras hechas para
esta edad y las creadas para las demás audiencias. Como estructura narrativa, el texto se presenta
como un viaje-vuelo y recorre el itinerario de la actriz-investigadora-pájara en los últimos años.
En una trayectoria tierra-aire-tierra, la investigación se divide en tres partes: Preparación del
Vuelo; Volando; y Aterrizaje. La metodología utilizada corresponde a las intersecciones entre
el proceso de montaje y la obra que se ha exhibido en los últimos dos años y medio. Para el
análisis de la obra VOA, se utilizan las memorias de su creación, por los registros del proceso
compilados por la autora, así como las entrevistas con los equipos de creación y producción del
proyecto. A partir de la idea de que los bebés y los niños son capaces de producir y transformar
una sociedad y asi como también a ellos mismos, este estudio desmitifica algunas ideas
preconcebidas sobre “qué” y “cómo” compartir la escena con este tipo de audiencia. Buscando
establecer una comunicación poética con la primera infancia, la autora dialoga con varias(os)
investigadoras(es) de las ciencias humanas, sociales y de la salud, acercándose al territorio de
los bebés y niños, así como de sus formas de ser y relacionarse con el mundo. Las Poéticas
Escénicas para los Primeros Años, por lo tanto, permiten la creación de un espacio-tiempo
poético a partir de experiencias sensibles, siendo los sentidos, los recursos sensoriales, la
imaginación y la mediación sus grandes aliados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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