http://repositorio.unb.br/handle/10482/39276
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_FranciscaVaniaPereiraRodrigues.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2019_FranciscaVaniaPereiraRodrigues_PRODUTO.pdf | PRODUTO | 3,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Desmistificando a neutralidade da ciência e da tecnologia : uma proposta sobre nanociência |
Otros títulos : | Demisifying the neutrality of science and technology : a nanoscience proposal |
Autor : | Rodrigues, Francisca Vania Pereira |
metadata.dc.contributor.email: | vaniafpr@gmail.com |
Orientador(es):: | Strieder, Roseline Beatriz |
Assunto:: | Ensino de Física Nanotecnologia Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Eletromagnetismo |
Fecha de publicación : | 17-jul-2020 |
Data de defesa:: | 9-dic-2019 |
Citación : | RODRIGUES, Francisca Vania Pereira. Desmistificando a neutralidade da ciência e da tecnologia: uma proposta sobre nanociência. 2019. xi, 128 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Com o intuito de contribuir para desmistificar a neutralidade da ciência e da tecnologia, neste trabalho, apresentamos a elaboração e o desenvolvimento de uma proposta de ensino de Física, fundamentada na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) e centrada no tema Nano. Esta proposta abarca aspectos históricos, políticos, econômicos e incertos associados aos avanços científicos-tecnológicos na área em questão, além de conteúdos de eletromagnetismo, suas propriedades e aplicações na escala nanométrica. Durante sua implementação, junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Brasília/DF, foram realizadas atividades no contexto escolar, nas aulas de Física, e uma visita ao Laboratório de Fluidos Complexos (LFC) da Universidade de Brasília. As reflexões em torno desse processo foram construídas por meio da análise dos registros elaborados pela professora e das produções dos alunos. Disso, constatamos o potencial da proposta para engajar os alunos e para que eles compreendessem os seguintes pontos associados ao tema abordado: características da matéria, métodos/técnicas de observação, aplicações e usos, implicações e preocupações. Além disso, alguns estudantes demonstraram ter superado a perspectiva salvacionista e neutra da ciência e tecnologia, indicando que ações desta natureza podem ser interessantes para esse fim. |
Abstract: | In order to contribute to demystifying the neutrality of science and technology, in this paper, we present the elaboration and development of a physics teaching proposal, based on the Science, Technology, Society (STS) perspective and focused on the Nano theme. This proposal covers historical, political, economic and uncertain aspects associated with scientific-technological advances in the area in question, as well as electromagnetism contents, their properties and applications on the nanometer scale. During its implementation, along with third year high school students from a public school in Brasília / DF, activities were carried out in the school context, in physics classes, and a visit to the Complex Fluid Laboratory (LFC) of the University of Brasilia. The reflections around this process were built by analyzing the records prepared by the teacher and the students' productions. From this, we see the potential of the proposal to motivate students and to understand the following points associated with the theme: subject characteristics, observation methods / techniques, applications and uses, implications and concerns. In addition, some students have shown that they have overcome the salvationist and neutral perspective of science and technology, indicating that actions of this nature may be of interest to this end. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.