Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Demo, Pedro | - |
dc.contributor.author | Almeida Júnior, Dirceu Manoel de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-28T15:29:07Z | - |
dc.date.available | 2020-12-28T15:29:07Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-13 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA JÚNIOR, Dirceu Manoel de. Análise das contribuições do mestrado profissional em Educação, em termos de aprendizagem autoral discente, aos professores. 2020. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39805 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Discute-se, aqui, a valorização do professor e a sua importância para o processo educacional
que vale a pena ser percorrido: a autoria. Com isso, trago à luz o processo histórico da falta de
formação adequada de docentes no Brasil. Análises nas recomendações da UNESCO para a
educação no país sugerem um desperdício de investimento em formação inicial de
professores, que é feita de maneira a não atingir qualidade formal e política autoral, mantendo
o professor vítima e reprodutor de aulas instrucionistas em uma manutenção do status quo
social. É sugerido que o desafio moderno dos direitos humanos em matéria de educação é
propor uma aprendizagem autoral que possa conduzir discentes e docentes à cidadania
perfectível. É preciso mudar a cidadania que historicamente tem se apresentado como
cidadania subalterna, orientada pelo sistema de ensino instrucionista. O que se propõe é uma
mudança de paradigma educacional onde aula passa a ser insumo para a educação através da
pesquisa e da autoria, caminho longo a ser modificado, que pode ser percorrido dialeticamente
entre as áreas do ensino, da qualidade formal, da maiêutica, da aprendizagem, da qualidade
política, da autonomia, do aprender a aprender e da emancipação em busca de autoria, que em
ultima análise entendemos como cidadania perfectível. Nesse sentido, buscamos verificar se a
educação stricto sensu segue o caminho da autoria sugerido em seu programa de curso e seus
documentos oficiais, e para isso nossa pesquisa analisa o Mestrado Profissional em Educação
da Univercidade de Brasília. Educação é uma das ferramentas que a sociedade possui para o
exercício da cidadania, e por isso precisa ser ofertada com qualidade; a qualidade que sugiro
para educação, portanto, é uma que tenha a possibilidade de conduzir professores e
estudandes à autonomia, à emancipação e à autoria, para ser protagonista e interventor de sua
vida e na sociedade, podendo sinalizar um percurso à cidadania perfectível. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise das contribuições do mestrado profissional em Educação, em termos de aprendizagem autoral discente, aos professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem autônoma | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de educadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | If the valorization of the teacher and its importance for the educational process is worth
discussing, authorship! This brings to light the historical process of the lack of adequate
teacher training in Brazil. Analysis of UNESCO's recommendations for education in the
country suggests a waste of investment in initial teacher training, that is, training is done in a
way that does not achieve formal quality and authorial policy, keeping the victim teacher and
reproducer of instructional classes, maintaining the social status quo. It is suggested that the
modern challenge of human rights in the field of education is to propose authorial learning
that can lead students and teachers to perfectible citizenship. It is necessary to change the
citizenship that has historically presented itself as subordinate citizenship, guided by the
instructional education system. What is proposed is a change in the educational paradigm
where the class becomes an input for education through research and authorship, a long way
to be modified, which can be covered dialectically between Teaching; Formal Quality;
Maieutics; Learning; Political Quality; Autonomy; Learn to learn; Emancipation in search of
authorship that we ultimately understand as perfectible citizenship. In this sense, we seek to
verify whether stricto sensu education follows the path of authorship suggested in its course
program and its official documents, and for this purpose our research analyzes the
Professional Master in Education at the University of Brasília in search of authorship.
Education is one of the tools that society has for the exercise of citizenship, it needs to be
offered with quality, and the quality that we suggest that education has is the possibility of
leading teachers and students to autonomy, emancipation, authorship to be protagonists and
intervening in his life and in society, this way we will reach perfectible citizenship. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:dirceujunior2014@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|