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dc.contributor.advisorDemo, Pedro-
dc.contributor.authorAlmeida Júnior, Dirceu Manoel de-
dc.date.accessioned2020-12-28T15:29:07Z-
dc.date.available2020-12-28T15:29:07Z-
dc.date.issued2020-12-28-
dc.date.submitted2020-07-13-
dc.identifier.citationALMEIDA JÚNIOR, Dirceu Manoel de. Análise das contribuições do mestrado profissional em Educação, em termos de aprendizagem autoral discente, aos professores. 2020. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39805-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2020.pt_BR
dc.description.abstractDiscute-se, aqui, a valorização do professor e a sua importância para o processo educacional que vale a pena ser percorrido: a autoria. Com isso, trago à luz o processo histórico da falta de formação adequada de docentes no Brasil. Análises nas recomendações da UNESCO para a educação no país sugerem um desperdício de investimento em formação inicial de professores, que é feita de maneira a não atingir qualidade formal e política autoral, mantendo o professor vítima e reprodutor de aulas instrucionistas em uma manutenção do status quo social. É sugerido que o desafio moderno dos direitos humanos em matéria de educação é propor uma aprendizagem autoral que possa conduzir discentes e docentes à cidadania perfectível. É preciso mudar a cidadania que historicamente tem se apresentado como cidadania subalterna, orientada pelo sistema de ensino instrucionista. O que se propõe é uma mudança de paradigma educacional onde aula passa a ser insumo para a educação através da pesquisa e da autoria, caminho longo a ser modificado, que pode ser percorrido dialeticamente entre as áreas do ensino, da qualidade formal, da maiêutica, da aprendizagem, da qualidade política, da autonomia, do aprender a aprender e da emancipação em busca de autoria, que em ultima análise entendemos como cidadania perfectível. Nesse sentido, buscamos verificar se a educação stricto sensu segue o caminho da autoria sugerido em seu programa de curso e seus documentos oficiais, e para isso nossa pesquisa analisa o Mestrado Profissional em Educação da Univercidade de Brasília. Educação é uma das ferramentas que a sociedade possui para o exercício da cidadania, e por isso precisa ser ofertada com qualidade; a qualidade que sugiro para educação, portanto, é uma que tenha a possibilidade de conduzir professores e estudandes à autonomia, à emancipação e à autoria, para ser protagonista e interventor de sua vida e na sociedade, podendo sinalizar um percurso à cidadania perfectível.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise das contribuições do mestrado profissional em Educação, em termos de aprendizagem autoral discente, aos professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem autônomapt_BR
dc.subject.keywordDocentespt_BR
dc.subject.keywordFormação de educadorespt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordCidadaniapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1If the valorization of the teacher and its importance for the educational process is worth discussing, authorship! This brings to light the historical process of the lack of adequate teacher training in Brazil. Analysis of UNESCO's recommendations for education in the country suggests a waste of investment in initial teacher training, that is, training is done in a way that does not achieve formal quality and authorial policy, keeping the victim teacher and reproducer of instructional classes, maintaining the social status quo. It is suggested that the modern challenge of human rights in the field of education is to propose authorial learning that can lead students and teachers to perfectible citizenship. It is necessary to change the citizenship that has historically presented itself as subordinate citizenship, guided by the instructional education system. What is proposed is a change in the educational paradigm where the class becomes an input for education through research and authorship, a long way to be modified, which can be covered dialectically between Teaching; Formal Quality; Maieutics; Learning; Political Quality; Autonomy; Learn to learn; Emancipation in search of authorship that we ultimately understand as perfectible citizenship. In this sense, we seek to verify whether stricto sensu education follows the path of authorship suggested in its course program and its official documents, and for this purpose our research analyzes the Professional Master in Education at the University of Brasília in search of authorship. Education is one of the tools that society has for the exercise of citizenship, it needs to be offered with quality, and the quality that we suggest that education has is the possibility of leading teachers and students to autonomy, emancipation, authorship to be protagonists and intervening in his life and in society, this way we will reach perfectible citizenship.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:dirceujunior2014@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadaniapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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