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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39805
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Title: Análise das contribuições do mestrado profissional em Educação, em termos de aprendizagem autoral discente, aos professores
Authors: Almeida Júnior, Dirceu Manoel de
metadata.dc.contributor.email: mailto:dirceujunior2014@gmail.com
Orientador(es):: Demo, Pedro
Assunto:: Aprendizagem autônoma
Docentes
Formação de educadores
Professores - formação
Cidadania
Issue Date: 28-Dec-2020
Citation: ALMEIDA JÚNIOR, Dirceu Manoel de. Análise das contribuições do mestrado profissional em Educação, em termos de aprendizagem autoral discente, aos professores. 2020. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Discute-se, aqui, a valorização do professor e a sua importância para o processo educacional que vale a pena ser percorrido: a autoria. Com isso, trago à luz o processo histórico da falta de formação adequada de docentes no Brasil. Análises nas recomendações da UNESCO para a educação no país sugerem um desperdício de investimento em formação inicial de professores, que é feita de maneira a não atingir qualidade formal e política autoral, mantendo o professor vítima e reprodutor de aulas instrucionistas em uma manutenção do status quo social. É sugerido que o desafio moderno dos direitos humanos em matéria de educação é propor uma aprendizagem autoral que possa conduzir discentes e docentes à cidadania perfectível. É preciso mudar a cidadania que historicamente tem se apresentado como cidadania subalterna, orientada pelo sistema de ensino instrucionista. O que se propõe é uma mudança de paradigma educacional onde aula passa a ser insumo para a educação através da pesquisa e da autoria, caminho longo a ser modificado, que pode ser percorrido dialeticamente entre as áreas do ensino, da qualidade formal, da maiêutica, da aprendizagem, da qualidade política, da autonomia, do aprender a aprender e da emancipação em busca de autoria, que em ultima análise entendemos como cidadania perfectível. Nesse sentido, buscamos verificar se a educação stricto sensu segue o caminho da autoria sugerido em seu programa de curso e seus documentos oficiais, e para isso nossa pesquisa analisa o Mestrado Profissional em Educação da Univercidade de Brasília. Educação é uma das ferramentas que a sociedade possui para o exercício da cidadania, e por isso precisa ser ofertada com qualidade; a qualidade que sugiro para educação, portanto, é uma que tenha a possibilidade de conduzir professores e estudandes à autonomia, à emancipação e à autoria, para ser protagonista e interventor de sua vida e na sociedade, podendo sinalizar um percurso à cidadania perfectível.
Abstract: If the valorization of the teacher and its importance for the educational process is worth discussing, authorship! This brings to light the historical process of the lack of adequate teacher training in Brazil. Analysis of UNESCO's recommendations for education in the country suggests a waste of investment in initial teacher training, that is, training is done in a way that does not achieve formal quality and authorial policy, keeping the victim teacher and reproducer of instructional classes, maintaining the social status quo. It is suggested that the modern challenge of human rights in the field of education is to propose authorial learning that can lead students and teachers to perfectible citizenship. It is necessary to change the citizenship that has historically presented itself as subordinate citizenship, guided by the instructional education system. What is proposed is a change in the educational paradigm where the class becomes an input for education through research and authorship, a long way to be modified, which can be covered dialectically between Teaching; Formal Quality; Maieutics; Learning; Political Quality; Autonomy; Learn to learn; Emancipation in search of authorship that we ultimately understand as perfectible citizenship. In this sense, we seek to verify whether stricto sensu education follows the path of authorship suggested in its course program and its official documents, and for this purpose our research analyzes the Professional Master in Education at the University of Brasília in search of authorship. Education is one of the tools that society has for the exercise of citizenship, it needs to be offered with quality, and the quality that we suggest that education has is the possibility of leading teachers and students to autonomy, emancipation, authorship to be protagonists and intervening in his life and in society, this way we will reach perfectible citizenship.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
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