http://repositorio.unb.br/handle/10482/40309
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2020_DarlianeSilvadoAmaral.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O significado da Unidade de Internação para adolescentes e socioeducadores |
Authors: | Amaral, Darliane Silva do |
Orientador(es):: | Tunes, Elizabeth |
Assunto:: | Unidades de internação Adolescentes Comportamento infracional Educação Medidas socioeducativas de internação |
Issue Date: | 24-Mar-2021 |
Data de defesa:: | 22-Oct-2020 |
Citation: | AMARAL, Darliane Silva do. O significado da Unidade de Internação para adolescentes e socioeducadores. 2020. xiv, 163 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Abstract: | A presente investigação propõe o exame sobre o significado da Unidade de Internação para adolescentes internos, egresso e equipe de socioeducadores (pedagogo, psicólogo, assistente social e agente socioeducativo) que atua na implementação da medida socioeducativa de internação. Ainda, apresentamos uma caracterização da adolescência, adotando a Teoria do Desenvolvimento de Lev Semionovitch Vigotski, a qual considera que essa fase etária se constitui como a idade de transição, marcada pelo desequilíbrio do que foi formado na infância e um equilíbrio não encontrado das novas formações que ainda não se completaram. Esse processo compõe o desenvolvimento da personalidade e a formação da consciência reflexiva do adolescente. A pesquisa examinou alguns estudos acerca de fatores apontados como respostas ou causas da prática do comportamento desviante, estabelecendo relação com as ideias de Vigotski. Apresentamos reflexões sobre a escola, pois é a instituição formal responsável pela formação do adolescente, bem como por sua importância social. Ainda, investigamos a proposta de educação oferecida aos adolescentes que estão sob a tutela do Estado brasileiro sob a determinação judicial de cumprimento da medida de internação pelo cometimento de atos infracionais. Propaga-se que tal proposta é de natureza educativa e que assegura a proteção integral do adolescente. No entanto, verificamos que a escola direciona suas atividades numa concepção de padronização e de controle do ensino, o que conduz à irreflexão e a perda da autoridade do professor. No que concerne à internação, a pesquisa evidenciou um Sistema que, pelas características analisadas, se compõe em seu conjunto, por uma rotina de práticas punitivas e coercitivas, que negligenciam a proteção e a responsabilização do adolescente. Portanto, essencialmente, a proposta destoa de uma educação autêntica. A proposta de educação oferecida na socioeducação amplia a realidade de abandono do adolescente autor de ato infracional, e é marcada pelo desamparo e desresponsabilização. |
Abstract: | This research proposes an examination of the meaning of the Socio-Educational Unit for in-house adolescents, graduates and a team of socio-educators (pedagogue, psychologist, social worker and socio-educational agent) that works on the implementation of the socio-educational measure of hospitalization. Still, we present a characterization of adolescence, adopting Lev Semionovitch Vigotski's Theory of Development, which considers that this age phase is constituted as the transition age, marked by the imbalance of what was formed in childhood and a balance not found in the new formations that have not yet been completed. The development of the personality and the formation of the adolescent's reflective awareness are comprising in this process. The research examined some studies on factors identified as responses or causes of the practice of deviant behavior, establishing a relationship with Vigotski's ideas. We present reflections on the school, as it is the formal institution responsible for the formation of the adolescent, as well as for its social importance. In addition, we investigated the education proposal offered to adolescents who are under the authority of the Brazilian State under judicial determination to comply with the internment measure for committing offenses. The proposal of an educational nature and it guarantees of full protection of the adolescent are propagated. However, we found that the school directs its activities in a conception of standardization and control of teaching, which leads to thoughtlessness and the loss of the teacher's authority. Regarding admission, the research showed a System that, due to the characteristics analyzed, is composed as a whole, by a routine of punitive and coercive practices, which neglect the protection and responsibility of the adolescent. Therefore, essentially, the proposal is at odds with authentic education. The education proposal offered at Socio-education expands the reality of abandonment of the adolescent who committed an infraction, and is marked by helplessness and lack of responsibility. |
Résumé: | Notre recherche se propose à examiner le significat de Unité d’Internat, qui correspond à um établissement pénitentiaire pour mineur pour des adolescentes qui y sont ou qui en sont déjà sortis, aussi bien que pour le cadre socio-éducateur (pédagogue, psichologue, assistant social et agent socio-éducateur) qui travaille à l’aplication de l’action socio-éducative de l’internation. Nous présentons encore une caractérisation de l’adolescence sous le biais de la théorie du developpement de Lev Semionovitch Vigotski, dans laquelle on considère cette période de la vie comme l’âge de transition, marqué pour le déséquilibre en ce qui concerne ce qui a été formé pendant l’enfance et l’équilibre pas encore retrouvé dans les nouvelles formations qui ne se sont pas encore accomplies. Ce processos composse le developpement de la personnalité et la formation de la conscience réfléxive de l’adolescent. Cette recherche a examiné des études à propôs des raisons désignés comme réponses ou causes de la pratique du comportement déviant, au même temps qui a établi un rapport avec les idées de Vigotski. Nous avons encore présenté des réfléxions sur l’école, une fois qu’il s’agit de l’institution formale responsable par la formation de l’adolescent, aussi bien que par son importance socile. De plus, nous avons analyser la proposition de l’éducation offerte aux adolescents qui sont sous la tutelle de l’État brésilien à partir de la determination judicielle d’accompliment de mésure de l’internation à cause de l’engagement dans des actes dévients. On dit que cette proposition a une nature éducative et qui assure la protection totale de l’adolescent. Cependant, nous avons vérifié que l’école s’oriente vers des activités qui s’affirment sous le biais d’une conception de standatisation et de contrôle de l’enseignement, ce qui conduit au manque de réfléxion et à la perte de l’autorité du professeur. En ce qui concerne l’internation, notre recherche a évidencié un système qui, à partir des caractéristiques analysées, se composse par un ensemble des routines et des pratiques punitves et cohércitives, qui désaffecte la protection et la responsabilisation de l’adolescent. Alors, cette proposition est essentiellement en desaccord avec une éducation authentique. La proposition de l’éducation offerte par la Socio-éducation augmente la réalité d’abandon de l’adolescent qui a commis un acte dévient, réalité qui est marquée par la négligence et le manque de responsabilisation par rapport aux adolescents. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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