Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Caetano, Carmem Jená Machado | - |
dc.contributor.author | Santos, Leonardo José Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T13:02:11Z | - |
dc.date.available | 2021-04-28T13:02:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Leonardo José Ferreira dos. Desvelando identidades na formação docente: uma análise discursiva crítica das representações de alunos/ as estagiários/ as. 2020. 453 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40684 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar o cenário de representações identitárias do/a futuros/a profissional do curso de Letras por meio de análise do gênero textual relatório produzidos pelos/as acadêmicos/as de Letras, baseada na Análise de Discurso Crítica. Para efetuação deste estudo, reunimos 30 textos– relatórios de estágios -, que foram escritos no primeiro e no segundo semestre de 2018, por alunos/as-estagiários/as que estavam em fase de conclusão do curso de Letras, da Universidade do Estado da Bahia – campus IX, UNEB, universidade pública na região Oeste da Bahia. A Análise de Discurso Crítica (ADC), conforme proposta por Fairclough (2016 [1992], 2003), foi a base teórico-metodológica que balizou a seleção e as análises sobre os textos que formaram o nosso corpus. Desse modo, desenvolvemos uma pesquisa documental complementada pelo método de observação participante e notas de campo. Justificamos esta dissertação pela necessidade de investigar de forma mais profunda a realidade linguística representada pelos/nos discursos dos/as alunos/as- estagiários/as do curso de Letras. Com este propósito, unimos a Análise de Discurso Crítica (ADC), a Teoria Social do Letramento, sob a ótica de Barton (1994), Barton e Hamilton (1998), Street (2014 [1995], 2012) e Kleiman (2012), e a Linguística Sistêmico-Funcional, Halliday (1978, 1985, 1994), Eggins e Martin (1998) e Halliday e Matthiessen (2004), como aportes teóricos para a compreensão das representações discursivas e as práticas de letramentos que os/as acadêmicos/as de Letras privilegiam na prática de estágio e como contribuem para a (re)construção de suas identidades. Com este estudo, chegamos à conclusão que o discursos dos alunos/as-estagiários/as revelam uma inserção desses/as estudantes em contextos sociais que representam identidades legitimadoras em que, na pratica do estágio, vigoram a transferência de responsabilidade apenas para os/as alunos/as, o autoritarismo, revelando, assim, a predominância da valorização do modelo de letramento autônomo. Entretanto, em alguns relatos, verificamos discursos que revelam a resistência e criticidade em relação a esse modelo. Esperamos, dessa forma, disponibilizar aos/às acadêmicos/as e também aos/às professores/as de licenciaturas, especialmente aos/às linguistas, nossa discussão e reflexão acerca da formação inicial de docentes do curso de Letras, possibilitando alternativas que favoreçam o fortalecimento da educação pública – no ensino básico e superior – e, consequentemente, promovam mudanças sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desvelando identidades na formação docente : uma análise discursiva crítica das representações de alunos/ as estagiários/ as | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento acadêmico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações identitárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is the result of a research that aimed to investigate the scenario of identity
representations of the future professionals of the Literature course through analysis of the textual
genre report produced by the Academics of Languages, based on the Analysis of Critical
Discourse. To carry out this study, we collected 30 texts – internship reports –, which were written
in the first and second semesters of 2018, by students / interns who were nearing completion of
the Language course at the Universidade do Estado da Bahia – campus IX, UNEB, public
university in the Western region of Bahia. Critical Discourse Analysis (ADC), as proposed by
Fairclough (2016 [1992], 2003), was the theoretical and methodological basis that guided the
selection and analysis of the texts that formed our corpus. Thus, we developed a documentary
research complemented by the method of participant observation and field notes. We justify this
dissertation by the need to investigate more deeply the linguistic reality represented by / in the
speeches of the students / trainees of the Language course. For this purpose, we combine Critical
Discourse Analysis (ADC), Social Literacy Theory, from the perspective of Barton (1994), Barton
and Hamilton (1998), Street (2014 [1995], 2012) and Kleiman (2012), and Systemic-Functional
Linguistics, Halliday (1978, 1985, 1994), Eggins e Martin (1998) e Halliday e Matthiessen (2004),
as theoretical contributions to the understanding of discursive representations and literacy
practices that academics of Letters privilege in the practice of internship and how they contribute
to the (re)building their identities. With this study, we concluded that the speeches of the students
/ interns reveal an insertion of these students in social contexts that represent legitimate identities
in which, in the practice of the internship, they reinforce the transfer of responsibilities only to the
students, authoritarianism, revealing the predominance of the valorization of the autonomous
literacy model. However, in some reports, we find speeches that reveal the resistance and the
criticality in relation to this model. We expect, in this way, to make available to academics and to
teachers of undergraduate courses, especially linguists, our discussion and reflection on the initial
training of teachers in the Language course, enabling alternatives that favor the strengthening of
public education - in basic education and higher education - and, consequently, promote social
changes. | pt_BR |
dc.contributor.email | leonardo91jose@gmial.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|