Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41047
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_NarlaSkeff.pdf4,82 MBAdobe PDFView/Open
Title: Entre o monumental e o latente na formação do Museu Nacional de Brasília
Authors: Skeff, Narla
Orientador(es):: Silva, Cayo Vinícius Honorato da
Assunto:: Museu Nacional de Brasília
Brasília (DF) - arquitetura
Museus - usuários
Mediação cultural
Educação em artes visuais
Museus - arquitetura
Issue Date: 26-May-2021
Citation: SKEFF, Narla. Entre o monumental e o latente na formação do Museu Nacional de Brasília. 2020. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Esta dissertação toma como estudo de caso o Museu Nacional de Brasília (MuN), a fim de construir um diálogo entre os campos da arte, do museu, da arquitetura, da educação e dos públicos. A investigação aborda as particularidades desta edificação com o objetivo de compreender como se constitui uma “dimensão educativa” no Museu e seu entorno, e de debater os discursos e forças políticas que operam quando estamos neste lugar. Inicialmente apresenta uma história das propostas de museu para o Conjunto Cultural Sul, esboçados desde os anos 1950 e que precederam o projeto consolidado em 2002, com o Museu inaugurado em 2006. Nesse processo, analisa a imagem do Museu na cidade a partir da sua arquitetura, seu funcionamento e seus problemas museais, discutindo em seguida, a educação em museus de arte, a partir das proposições da Museologia Crítica e dos Estudos Culturais. Com uma metodologia mista e reflexiva, ao longo da dissertação, exploram-se os relatos históricos, institucionais, pedagógicos e políticos atuantes no processo de concepção e operacionalização do museu em questão, refletindo-se sobre as dinâmicas dos públicos na instituição e sobre os discursos e rituais criados no espaço museológico atrelados à exposição de bens culturais.
Abstract: This dissertation takes as a case study the Museu Nacional of Brasilia (MuN), in order to build a dialogue between the fields of art, museum, architecture, education, and public audiences. The investigation addresses the particularities of this building in order to understand how an “educative dimension” is constituted at this moment in the Museum and its surroundings. As well as to debate the speeches and political forces that operates when we are in this place. At first the study presents a history of the museum proposals for the Conjunto Cultural Sul sketched since the 1950s, which preceded the consolidated project in 2002, with the opening of the Museum in 2006. In this process, the presented study explores the image of the Museum in the city from its architecture, functioning, and existing museal problems, followed by discussions about education in art museums based on its proposals of Critical Museology and Cultural Studies. The research is structured in an interdisciplinary way based on the following units of analysis: the Projects, the Museum, the School, and the Audiences, all reflecting on the cultural practices distributed in the public space. Throughout the dissertation, it was used a mixed and reflective methodology to explore the historical, institutional, pedagogical, and political reports, which are active in the process of conception and operationalization of the museum in question. Reflecting on the dynamics of audiences in the institution, as well the speeches and rituals created in the museum space combined with exposition of cultural heritage.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Description: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/41047/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.