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Título: Niñez migrante y pandemia : la crisis desde Latinoamérica
Outros títulos: Infância migrante e pandemia : a crise da América Latina
Childhood migration and pandemic : the crisis from Latin American
Autor(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Pavez Soto, Iskra
Derby, Joanna
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2605-0930
https://orcid.org/0000-0002-6438-1522
https://orcid.org/0000-0001-8752-957X
Assunto: Migração
Sociologia da infância
Crise
Epidemias
Covid-19
Data de publicação: 28-Abr-2021
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
Referência: VOLTARELLI, Monique Aparecida; PAVEZ SOTO, Iskra; DERBY, Joanna. Niñez migrante y pandemia: la crisis desde Latinoamérica. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 26, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36298. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36298. Acesso em: 10 jun. 2021.DOI:
Resumo: O artigo reflete sobre o impacto da pandemia de COVID19 na infância migrante latinoamericana, a partir da Sociologia da Infância e um marco global de crise. Mediante análise documental, os resultados mostraram que o confinamento tem afetado negativamente a saúde mental infantil, apesar de também poderem se contagiar com o vírus; se nota que a maioria dos países implementou programas de educação a distância, mas as famílias excluídas não dispõem de condições materiais (como acesso à internet e ao computador), enfatizando as desigualdades sociais. Conclui-se que a pandemia alterou a vida da infância migrante e se recomenda maiores estudos científicos e políticas públicas.
Abstract: The article reflects upon the COVID19 pandemic’s impact on Latin American migrant children, through a Sociology of Childhood Perspective and in the global context of crisis. Drawing on a documentary analysis, the results showed that confinement has negatively affected children's mental health, although they can also become infected with the virus; it is noted that most countries have implemented distance education programs, but excluded families do not have material conditions (such as access to the internet and computers), heightening social inequalities. It is concluded that the pandemic has changed the lives of migrant children and further scientific studies and public policies are recommended.
Resumen: El artículo reflexiona sobre el impacto de la pandemia de COVID19 en la niñez migrante latinoamericana, desde la Sociología de la Infancia y un marco global de crisis. Mediante análisis documental, los resultados muestran que el confinamiento ha afectado negativamente la salud mental infantil, aunque también se pueden contagiar del virus; si bien, la mayoría de los países implementó programas de educación a distancia, las familias excluidas no disponen de condiciones materiales (como acceso a internet o computador), enfatizando las desigualdades sociales. Se concluye que la pandemia ha alterado la vida de la infancia migrante y se recomiendan mayores estudios científicos y políticas públicas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: (CC BY) Licença Creative Commons. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36298
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UnB - Covid-19

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