Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4136
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_PatriciaAparecidaCorrea.pdf615,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Modernidade e pós-modernidade na canção popular brasileira urbana : a voz ativa de Chico Buarque de Hollanda
Autor(es): Corrêa, Patrícia Aparecida
Orientador(es): Cyntrão, Sylvia Helena
Assunto: Buarque, Chico, 1944-
Música popular - Brasil
Identidade social
Data de publicação: 9-Abr-2010
Referência: CORRÊA, Patrícia Aparecida. Modernidade e pós-modernidade na canção popular brasileira urbana: a voz ativa de Chico Buarque de Hollanda. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da obra de Chico Buarque de Hollanda, que cobre mais de 40 anos de produção artística contínua. Busca-se um perfil convergente do universo simbólico registrado conceitualmente como moderno e do universo simbólico denominado conceitualmente como pós-moderno em seu cancioneiro. Para se compreender melhor esse processo, é apresentada inicialmente uma análise cronológica dos dados biográficos de Chico Buarque a partir da década de 1960, que possibilita verificar os dois tempos do poeta, e como a persona, formada pela vivência pessoal, aparece como voz discursiva em sua obra. Em seguida, procura-se abordar teoricamente esses dois tempos históricos para que, num terceiro momento, seja apresentada uma análise comparativa a partir de letras de canções selecionadas. Nestas, propõe-se identificar os signos sociais e culturais representantes de uma voz moderna (exclusivista) em Baioque (1972), e de uma voz pós-moderna (inclusiva) em Paratodos (1993), Carioca (1998), Ode aos ratos (2006) e Subúrbio (2006).
Abstract: The objective of this research is to study Chico Buarque de Hollanda‟s work, which covers more than 40 years of continuous artistic production. This study aims to reach a convergent profile of the symbolic universe registered conceptually as modern and also of the symbolic universe called conceptually as post-modern in his songbook. To understand this process better, a chronological jib from the decade of 1960 is presented initially, where the reference to Chico Buarque‟s biographical data makes possible to verify the two times of the poet, and as the persona, formed by the personal experience, appears as discursive voice in his work. After, we approach theoretically those two historical times and, in a third moment, a comparative analysis from lyrics of selected songs is presented. In these, it is proposed to identify the social and cultural signs representatives of a modern voice (exclusivist) in Baioque (1972), and of a post-modern voice (inclusive) in Paratodos (1993), Carioca (1998), Ode aos ratos (2006) and Subúrbio (2006).
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.