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Título : Stakeholders, fatores críticos de sucesso, determinantes da cooperação e geração de valor em Parcerias Público-Privadas
Autor : Menezes, David Curtinaz
Orientador(es):: Vieira, Diego Mota
Assunto:: Parcerias público-privadas
Stakeholders
Fatores críticos de sucesso
Determinantes da cooperação
Geração de valor
Fecha de publicación : 24-ago-2021
Citación : MENEZES, David Curtinaz. Stakeholders, fatores críticos de sucesso, determinantes da cooperação e geração de valor em Parcerias Público-Privadas. 2021. 373 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : Essa pesquisa teve por objetivo avaliar o papel dos stakeholders na geração de valor em PPPs no Brasil, considerando suas motivações e os fatores críticos que determinam o sucesso desse tipo de colaboração. Para tanto, foram analisados cinco casos de parcerias, sendo uma do governo federal, três de governos estaduais (São Paulo, Bahia e Minas Gerais) e uma do Município de Belo Horizonte. Foram escolhidos esses entes subnacionais por serem os que mais celebram PPPs. Essas parcerias foram estudadas por meio da análise de conteúdo de documentos e entrevistas com representantes dos setores público e privado, bem como foi realizada uma análise qualitativa comparativa (QCA). A identificação dos stakeholders foi feita mediante a utilização simultânea de modelos que permitem demonstrar os múltiplos papéis desempenhados pelos atores na formulação e na implementação de políticas públicas (Gomes et al., 2010), o seu potencial de ameaça ou de cooperação (Savage et al., 1991), e o seu grau de saliência (Mitchell et al., 1997). Assim, a referida análise possibilitou observar mais de 50 stakeholders de PPPs, os quais atuam nos setores público, das três esferas da Federação, privado e no terceiro setor. Os atores mais salientes (Mitchell et al., 1997) são os parceiros público e privado, o Comitê Gestor de PPPs, o Chefe do Poder Executivo, os usuários e os moradores locais. A maioria desses atores atuam como colaboradores (Gomes et al., 2010) e são apoiadores (Savage et al., 1991). Além disso, foram identificados os fatores críticos de sucesso recorrentes nessas parcerias, os quais foram associados aos referidos stakeholders. Isso permite que tais fatores sejam considerados uma dimensão analítica nos modelos que identificam os stakeholders de parcerias interorganizacionais, posto que esses podem ser tratados como mecanismos de interferências desses atores em programas governamentais que são implementados por meio de PPPs. Ademais, foram identificados os elementos de valor, de acordo com a percepção dos atores sobre tais elementos, e os determinantes para a cooperação mais recorrentes nessas parcerias. Assim, é possível demonstrar o que parece ser uma estrutura típica de de PPPs no Brasil, ou seja, os stakeholders mais importantes, os fatores críticos de sucesso, as interações entre tais atores e fatores críticos, os motivadores da parceria e os elementos de valor mais recorrentes. Além disso, foi proposto um modelo teórico que permite a análise de stakeholders, tendo em vista a sua atuação na ocorrência de fatores críticos de sucesso, as suas motivações para celebrar e manter a parceria e os benefícios que obtêm e custos e riscos em que incorrem em virtude da PPP. Por fim, por meio da referida análise qualitativa comparada, são demonstrados os elementos que devem integrar um cenário ideal para o bom desempenho de uma PPP.
Abstract: The objective of this research was to evaluate the role of stakeholders in generating value in PPPs in Brazil, considering their motivations and the critical factors that determine the success of this type of collaboration. To this end, five cases of partnerships were analyzed, one from the federal government, three from state governments (São Paulo, Bahia and Minas Gerais) and one from the municipality of Belo Horizonte. These subnational entities were chosen because they are the ones that most celebrate PPPs. These partnerships were studied through document content analysis and interviews with representatives of the public and private sectors, as well as a comparative qualitative analysis (QCA). The identification of stakeholders was made through the simultaneous use of models that allow to demonstrate the multiple roles played by the actors in the formulation and implementation of public policies (Gomes et al., 2010), their potential for threat or cooperation (Savage et al ., 1991), and its degree of salience (Mitchell et al., 1997). Thus, the aforementioned analysis made it possible to observe more than 50 PPP stakeholders, who work in the public sectors, from the three spheres of the Federation, private and in the third sector. The most prominent actors (Mitchell et al., 1997) are the public and private partners, the PPP Steering Committee, the Chief Executive, users and local residents. Most of these actors act as collaborators (Gomes et al., 2010) and are supporters (Savage et al., 1991). In addition, the most recurrent critical success factors in these partnerships were identified, which were associated with said stakeholders, which allows such factors to be considered an analytical dimension in the models that identify the stakeholders of interorganizational partnerships since these can be treated as mechanisms interferences of these actors in government programs that are implemented through PPPs. Furthermore, the elements of value were identified, according to the actors' perception of these elements, and the most recurrent determinants for cooperation in these partnerships in order to demonstrate what appears to be a typical structure for implementing PPPs in Brazil, that is, the most important stakeholders, the critical success factors, the interactions between such actors and critical factors, the motivators of the partnership and the most recurring elements of value. In addition, a theoretical model was proposed that allows stakeholder analysis with a view to their performance in the occurrence of critical success factors, their motivations to celebrate and maintain the partnership and the benefits they obtain and the costs and risks they incur in virtue of PPP. Finally, through a comparative qualitative analysis, the elements that should integrate an ideal scenario for the good performance of PPPs are demonstrated.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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