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Título: Discriminação do início de ataques de Taekwondo com tarefa MTS e execução de contra-ataques em condições de exercício e luta simulada
Autor(es): Germano, Felipe de Souza Soares
E-mail do autor: fss.germano@gmail.com
Orientador(es): Melo, Raquel Maria de
Assunto: Taekwondo
Contra-ataque
Psicologia do esporte
Imitação generalizada
Transferência de controle de estímulos
Data de publicação: 7-Dez-2021
Referência: GERMANO, Felipe de Souza Soares. Discriminação do início de ataques de Taekwondo com tarefa MTS e execução de contra-ataques em condições de exercício e luta simulada. 2021. 136 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho consistiu em avaliar o efeito de treinos de discriminação de golpes de ataque com uma tarefa de escolha de acordo com o modelo (MTS) sobre a emissão de contra- ataques em condições de exercício e luta simulada de Taekwondo. Foram realizados três Experimentos. Cada um deles possuía duas fases (Linha de Base e Intervenção). Cada fase era dividida em condições. A Linha de Base (LB) possuía duas Condições (Exercício e Luta) e a Intervenção possuía três Condições (TD-MTS, Exercício e Luta). A tarefa nas Condições Exercício e Luta era executar contra-ataques (com ou sem esquiva) em resposta a ataques de um colaborador. Na Luta, a movimentação pelo tatame era livre, e no Exercício restrita. A Condição TD-MTS diferenciava a Linha de Base da Intervenção. O TD-MTS consistia no reforçamento diferencial da relação “início do golpe (vídeo) - estímulo de comparação”. A principal diferença entre os três Experimentos era o tipo de estímulo de comparação apresentado durante o TD-MTS. No Experimento 1, dois participantes foram expostos ao treino da relação “início do golpe - nome do golpe (por escrito)”. No Experimento 2, dois participantes foram expostos ao treino da relação “início do golpe - esquiva (vídeo)”. No Experimento 3, outras duas participantes foram expostas a relação “início do golpe - contra-ataque (vídeo)”. Todos os participantes eram praticantes assíduos de Taekwondo. Como resultados, foram observados melhores desempenhos no Experimento 3, sugerindo transferência de controle de estímulos para as Condições Exercício e Luta. Dentre os pontos discutidos, aumentar a história de reforçamento para o atentar ao início do golpe, por meio da escolha de vídeos de contra-ataques, modificou a distribuição de reforços, implicando em uma mudança na distribuição de respostas. Os resultados foram discutidos a partir da Lei da Igualação e da complexidade de tarefa. Somado a isso, o fortalecimento da relação entre estímulos (no MTS), sugere que repertórios de imitação generalizada tenham sido evocados no Exercício e na Luta, resultando numa maior porcentagem de contra-ataques corretos. Estudos como este são importantes porque, em uma competição de luta de Taekwondo, atletas que identificam quais ataques estão sendo executados pelo adversário podem estar em uma condição mais vantajosa para reagir com contra-ataques efetivos.
Abstract: The general aim of this research was to evaluate the effect of attack strike discrimination training with a matching to sample task (MTS) on the emission of counter-attacks under simulate Taekwondo drill and sparring conditions. Three Experiments were carried out. Each Experiment had two phases (Baseline and Intervention). Each phase was divided into conditions. The Baseline (LB) had two Conditions (Drill and Sparring) and the Intervention had three Conditions (TD-MTS, Drill and Sparring). The task in the Drill and Sparring Conditions was to counterattack (with or without dodge) in response to a collaborator attack. In Sparring Condition, movement on the tatami was free, and in Drill Condition was restricted. The TD-MTS Condition was the difference between Baseline Phase from Intervention Phase. The TD-MTS consisted of the differential reinforcement of the “beginning of the kick (video) - comparison stimulus” relation. The main difference between the three Experiments was the type of comparison stimulus presented in TD-MTS. In Experiment 1, two participants were exposed to training of “beginning of the kick - name of the kick (written) relation”. In Experiment 2, two participants were exposed to training of “beginning of the kick - avoidance (video)” relation. In Experiment 3, two other participants were exposed to the "beginning of the kick - counter-attack (video)" relation. All participants were assiduous practitioners of Taekwondo. As a result, the best performances were observed in Experiment 3, suggesting a stimulus control transfer for the Drill and Sparring conditions. It was discussed the increase in reinforcement history to pay attention to the beginning of the kick, through the choice of counterattack videos, modified the reinforcement distribution, it implied in the response distribution change. The results were discussed from the Equalization Law and the task complexity. Furthermore, the relationship strengthened between stimuli (in MTS), due to the generalized imitation repertoires, it was evoked in Drill and Sparring, resulting in a greater percentage of correct counterattacks. Research like this are important because in a Taekwondo competition, athletes who identify which kicks the opponent will perform may be in a most advantageous condition to counterattack effectively.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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