Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reis, Paula Elaine Diniz dos | - |
dc.contributor.author | Vieira, Nayara Narley Pires | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T14:28:56Z | - |
dc.date.available | 2022-02-02T14:28:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-26 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Nayara Narley Pires. Efeito de uma intervenção educativa para capacitação de enfermeiros para o manejo de cateter totalmente implantado. 2021. 143 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42804 | - |
dc.description | Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Da Saúde, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O enfermeiro desempenha um papel fundamental no manejo do
cateter de acesso vascular totalmente implantado. Assim, os enfermeiros devem
ser capacitados de forma precisa para manusear esse dispositivo conferindo
maior segurança aos pacientes com acesso vascular totalmente implantado.
Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa para manejo do cateter
de acesso vascular totalmente implantado para capacitação profissional de
enfermeiros. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental realizado em
um hospital universitário de julho de 2014 a junho de 2018. A intervenção incluiu
a exposição a um manual de condutas seguida de um treinamento teórico-prático
com simulador sete dias depois. Os desfechos avaliados foram o conhecimento
sobre cateter venoso central totalmente implantado e desempenho prático na
execução das técnicas de punção, remoção da agulha e manutenção do cateter
demonstradas em um simulador de paciente de média fidelidade. As avaliações
ocorreram em três momentos: no início do estudo (momento 0), após
autoexposição ao manual (momento 1) e após receberem o treinamento teórico-
prático (momento 2) em simulador de paciente de média fidelidade. Resultados:
81 enfermeiros compuseram a amostra. A maioria deles era do sexo feminino
(80%), com idade média de 32 anos. Em relação ao conhecimento teórico, foi
observado aumento de 47,9% no escore médio após a exposição dos
enfermeiros ao manual e de 9,2% após o treinamento teórico-prático. Para os
escores médios de desempenho prático também foi observado aumento após
exposição dos enfermeiros ao manual (61,1% para o procedimento de punção,
67,4% para a remoção da agulha, e 75,6% para a manutenção) e após o
treinamento teórico-prático em relação ao momento 1 (15,5% para punção, 17%
para remoção da agulha e 13,2% para manutenção do cateter). Houve diferença
estatisticamente significante no escore médio do conhecimento avaliado entre
M0 e M1 (diferença entre as médias = 18,2; p< 0,001; IC 95% = 16,6 – 19,7) e
entre M1 e M2 (diferença entre as médias = 3,5; p< 0,001; IC 95% = 2,7 – 4,2).
Em relação ao desempenho prático, houve diferença estatisticamente
significante no escore médio de desempenho prático para todas as técnicas
avaliadas, tanto nos valores mensurados entre o M0 e M1 (punção: diferença
entre as médias = 16,5; IC 95% = 14,6 – 18,3; p < 0,001; remoção da agulha:
diferença entre as médias = 15,5; IC 95% = 14,1 – 16,8; p < 0,001; manutenção:
diferença entre as médias = 24,2; IC 95% = 22,5 – 26,0; p < 0,001) quanto
naqueles mensurados entre M1 e M2 (punção: diferença entre as médias = 4,2;
IC 95% = 3,5 – 4,9; p < 0,001; remoção: diferença entre as médias = 3,9; IC 95%
= 3,1 – 4,7; p < 0,001; manutenção: diferença entre a médias = 4,2; IC 95% =
3,3 – 5,1; p < 0,001).
Conclusão: Após a intervenção educativa houve aumento estatisticamente
significante do conhecimento teórico sobre o tema e melhora do desempenho
prático, em especial após a exposição ao manual de condutas. A combinação
do manual educativo com a aula teórico-prática com simulador de média
fidelidade aumentou o conhecimento dos enfermeiros, os quais obtiveram
pontuações bem próximas aos valores máximos possíveis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efeito de uma intervenção educativa para capacitação de enfermeiros para o manejo de cateter totalmente implantado | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dispositivos de acesso vascular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cateteres venosos centrais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuidados de enfermagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de enfermagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Treinamento por simulação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Vasques, Christiane Inocêncio | - |
dc.description.abstract1 | Nurses play a key role on the management of implanted vascular
access port. Therefore, nurses need to be trained in a precise way to manage
this device in order to provide safe care for patients with implanted vascular
access port. Aim: To evaluate the effect of an educational intervention for the
implanted vascular access port for professional training of nurses. Methods:
This is a quasi-experimental study conducted in a teaching hospital from July
2014 to June 2018. The intervention included exposure to a manual of
procedures followed by a theoretical-practical training seven days later. Nurses
were evaluated on their knowledge and practical skills on the catheter
management at baseline, after self-exposure to the manual (first assessment),
and after receiving the theoretical-practical training (second assessment) with a
medium-fidelity patient simulator. Results: The sample consisted of 81 nurses.
Most of them were female (80%), with a mean age of 32 years. Regarding
theoretical knowledge, an increase of 47.9% was observed in the mean score
after nurses were exposed to the manual and 9.2% after theoretical-practical
training. For practical skills, there was an increase on mean scores were also
observed after nurses were exposed to the manual (61.1% for the puncture
procedure, 67.4% for needle removal, and 75.6% for maintenance) and after the
theoretical-practical training (15.5% for access, 17% for de-access and 13.2% for
catheter maintenance).There was a statistically significant difference in the mean
score of knowledge between the baseline and the first assessments (mean
difference= 18,2; p < 0,001, 95% Confidence Interval [CI]: 16,6 – 19,7), and
between the first and second assessments (mean difference = 3,5; p < 0,001,
95% CI: 2,7 – 4,2). Regarding the practical skills, the mean change scores from
baseline to first assessment were statistically significant for access (mean
difference= 16,5; p < 0,001, 95% CI = 14,6 – 18,3), de-access (mean difference
= 15,5; p < 0,001, 95% CI = 14,1 – 16,8), and maintenance (mean difference =
24,2; p < 0,001, 95% CI = 22,5 – 26,0). Similarly, mean changes from first to
second assessment were statistically significant for access (mean difference =
4,2; p < 0,001, 95% CI = 3,5 – 4,9), de-access (mean difference = 3,9; p < 0,001,
95% CI = 3,1 – 4,7), and maintenance (mean difference = 4,2; p < 0,001, 95% CI
= 3,3 – 5,1). Conclusion: After the educational intervention, there was a
statistically significant increase of knowledge on the topic and improvement in
practical performance, especially after manual exposure. The combination of the
educational manual with the theoretical-practical class with a medium-fidelity
simulator increased the knowledge of the nurses, who obtained scores very close
to the maximum possible values. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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