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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42804
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Title: Efeito de uma intervenção educativa para capacitação de enfermeiros para o manejo de cateter totalmente implantado
Authors: Vieira, Nayara Narley Pires
Orientador(es):: Reis, Paula Elaine Diniz dos
Coorientador(es):: Vasques, Christiane Inocêncio
Assunto:: Dispositivos de acesso vascular
Cateteres venosos centrais
Enfermagem
Cuidados de enfermagem
Educação de enfermagem
Treinamento por simulação
Issue Date: 2-Feb-2022
Citation: VIEIRA, Nayara Narley Pires. Efeito de uma intervenção educativa para capacitação de enfermeiros para o manejo de cateter totalmente implantado. 2021. 143 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: O enfermeiro desempenha um papel fundamental no manejo do cateter de acesso vascular totalmente implantado. Assim, os enfermeiros devem ser capacitados de forma precisa para manusear esse dispositivo conferindo maior segurança aos pacientes com acesso vascular totalmente implantado. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa para manejo do cateter de acesso vascular totalmente implantado para capacitação profissional de enfermeiros. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental realizado em um hospital universitário de julho de 2014 a junho de 2018. A intervenção incluiu a exposição a um manual de condutas seguida de um treinamento teórico-prático com simulador sete dias depois. Os desfechos avaliados foram o conhecimento sobre cateter venoso central totalmente implantado e desempenho prático na execução das técnicas de punção, remoção da agulha e manutenção do cateter demonstradas em um simulador de paciente de média fidelidade. As avaliações ocorreram em três momentos: no início do estudo (momento 0), após autoexposição ao manual (momento 1) e após receberem o treinamento teórico- prático (momento 2) em simulador de paciente de média fidelidade. Resultados: 81 enfermeiros compuseram a amostra. A maioria deles era do sexo feminino (80%), com idade média de 32 anos. Em relação ao conhecimento teórico, foi observado aumento de 47,9% no escore médio após a exposição dos enfermeiros ao manual e de 9,2% após o treinamento teórico-prático. Para os escores médios de desempenho prático também foi observado aumento após exposição dos enfermeiros ao manual (61,1% para o procedimento de punção, 67,4% para a remoção da agulha, e 75,6% para a manutenção) e após o treinamento teórico-prático em relação ao momento 1 (15,5% para punção, 17% para remoção da agulha e 13,2% para manutenção do cateter). Houve diferença estatisticamente significante no escore médio do conhecimento avaliado entre M0 e M1 (diferença entre as médias = 18,2; p< 0,001; IC 95% = 16,6 – 19,7) e entre M1 e M2 (diferença entre as médias = 3,5; p< 0,001; IC 95% = 2,7 – 4,2). Em relação ao desempenho prático, houve diferença estatisticamente significante no escore médio de desempenho prático para todas as técnicas avaliadas, tanto nos valores mensurados entre o M0 e M1 (punção: diferença entre as médias = 16,5; IC 95% = 14,6 – 18,3; p < 0,001; remoção da agulha: diferença entre as médias = 15,5; IC 95% = 14,1 – 16,8; p < 0,001; manutenção: diferença entre as médias = 24,2; IC 95% = 22,5 – 26,0; p < 0,001) quanto naqueles mensurados entre M1 e M2 (punção: diferença entre as médias = 4,2; IC 95% = 3,5 – 4,9; p < 0,001; remoção: diferença entre as médias = 3,9; IC 95% = 3,1 – 4,7; p < 0,001; manutenção: diferença entre a médias = 4,2; IC 95% = 3,3 – 5,1; p < 0,001). Conclusão: Após a intervenção educativa houve aumento estatisticamente significante do conhecimento teórico sobre o tema e melhora do desempenho prático, em especial após a exposição ao manual de condutas. A combinação do manual educativo com a aula teórico-prática com simulador de média fidelidade aumentou o conhecimento dos enfermeiros, os quais obtiveram pontuações bem próximas aos valores máximos possíveis.
Abstract: Nurses play a key role on the management of implanted vascular access port. Therefore, nurses need to be trained in a precise way to manage this device in order to provide safe care for patients with implanted vascular access port. Aim: To evaluate the effect of an educational intervention for the implanted vascular access port for professional training of nurses. Methods: This is a quasi-experimental study conducted in a teaching hospital from July 2014 to June 2018. The intervention included exposure to a manual of procedures followed by a theoretical-practical training seven days later. Nurses were evaluated on their knowledge and practical skills on the catheter management at baseline, after self-exposure to the manual (first assessment), and after receiving the theoretical-practical training (second assessment) with a medium-fidelity patient simulator. Results: The sample consisted of 81 nurses. Most of them were female (80%), with a mean age of 32 years. Regarding theoretical knowledge, an increase of 47.9% was observed in the mean score after nurses were exposed to the manual and 9.2% after theoretical-practical training. For practical skills, there was an increase on mean scores were also observed after nurses were exposed to the manual (61.1% for the puncture procedure, 67.4% for needle removal, and 75.6% for maintenance) and after the theoretical-practical training (15.5% for access, 17% for de-access and 13.2% for catheter maintenance).There was a statistically significant difference in the mean score of knowledge between the baseline and the first assessments (mean difference= 18,2; p < 0,001, 95% Confidence Interval [CI]: 16,6 – 19,7), and between the first and second assessments (mean difference = 3,5; p < 0,001, 95% CI: 2,7 – 4,2). Regarding the practical skills, the mean change scores from baseline to first assessment were statistically significant for access (mean difference= 16,5; p < 0,001, 95% CI = 14,6 – 18,3), de-access (mean difference = 15,5; p < 0,001, 95% CI = 14,1 – 16,8), and maintenance (mean difference = 24,2; p < 0,001, 95% CI = 22,5 – 26,0). Similarly, mean changes from first to second assessment were statistically significant for access (mean difference = 4,2; p < 0,001, 95% CI = 3,5 – 4,9), de-access (mean difference = 3,9; p < 0,001, 95% CI = 3,1 – 4,7), and maintenance (mean difference = 4,2; p < 0,001, 95% CI = 3,3 – 5,1). Conclusion: After the educational intervention, there was a statistically significant increase of knowledge on the topic and improvement in practical performance, especially after manual exposure. The combination of the educational manual with the theoretical-practical class with a medium-fidelity simulator increased the knowledge of the nurses, who obtained scores very close to the maximum possible values.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Da Saúde, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
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