Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42943
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InfanciaMigrantePandemia.pdf375,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Infância migrante e pandemia : a crise da América Latina
Outros títulos: Niñez migrante y pandemia : la crisis desde Latinoamérica
Childhood migration and pandemic : the Latin American crisis
Autor(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Pavez Soto, Iskra
Derby, Joanna
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2605-0930
https://orcid.org/0000-0002-6438-1522
https://orcid.org/0000-0001-8752-957X
Assunto: Migração
Infância
Sociologia
Pandemia
Crise
Data de publicação: 28-Abr-2021
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
Referência: VOLTARELLI, Monique Aparecida; PAVEZ SOTO, Iskra; DERBY, Joanna. Infância migrante e pandemia: a crise da América Latina. Linhas Crí­ticas, Brasília v. 26, e36298, 2021. DOI: 10.26512/lc.v26.2020.36298. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36298. Acesso em: 17 fev. 2022.
Resumo: O artigo reflete sobre o impacto da pandemia de COVID19 na infância migrante latino-americana, a partir da Sociologia da Infância e um marco global de crise. Mediante análise documental, os resultados mostraram que o confinamento tem afetado negativamente a saúde mental infantil, apesar de também poderem se contagiar com o vírus; se nota que a maioria dos países implementou programas de educação a distância, mas as famílias excluídas não dispõem de condições materiais (como acesso à internet e ao computador), enfatizando as desigualdades sociais. Conclui-se que a pandemia alterou a vida da infância migrante e se recomenda maiores estudos científicos e políticas públicas.
Abstract: ThearticlereflectsupontheCOVID19pandemic’simpactonLatinAmericanmigrantchildren,throughaSociologyofChildhoodPerspectiveandintheglobalcontextofcrisis.Drawingonadocumentaryanalysis,theresultsshowedthatconfinementhasnegativelyaffectedchildren'smentalhealth,althoughtheycanalsobecomeinfectedwiththevirus;itisnotedthatmostcountrieshaveimplementeddistanceeducationprograms,butexcludedfamiliesdonothavematerialconditions(suchasaccesstotheinternetandcomputers),heighteningsocialinequalities.Itisconcludedthatthepandemichaschangedthelivesofmigrantchildrenandfurtherscientificstudiesandpublicpoliciesarerecommended.
Resumen: ElartículoreflexionasobreelimpactodelapandemiadeCOVID19enlaniñezmigrantelatinoamericana,desdelaSociologíadelaInfanciayunmarcoglobaldecrisis.Medianteanálisisdocumental,losresultadosmuestranqueelconfinamientohaafectadonegativamentelasaludmentalinfantil,aunquetambiénsepuedencontagiardelvirus;sibien,lamayoríadelospaísesimplementóprogramasdeeducaciónadistancia,lasfamiliasexcluidasnodisponendecondicionesmateriales(comoaccesoainternetocomputador),enfatizandolasdesigualdadessociales.Seconcluyequelapandemiahaalteradolavidadelainfanciamigranteyserecomiendanmayoresestudioscientíficosypolíticaspúblicas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36298
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Covid-19

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.