http://repositorio.unb.br/handle/10482/42943
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ARTIGO_InfanciaMigrantePandemia.pdf | 375,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Infância migrante e pandemia : a crise da América Latina |
Outros títulos: | Niñez migrante y pandemia : la crisis desde Latinoamérica Childhood migration and pandemic : the Latin American crisis |
Autor(es): | Voltarelli, Monique Aparecida Pavez Soto, Iskra Derby, Joanna |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-2605-0930 https://orcid.org/0000-0002-6438-1522 https://orcid.org/0000-0001-8752-957X |
Assunto: | Migração Infância Sociologia Pandemia Crise |
Data de publicação: | 28-Abr-2021 |
Editora: | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) |
Referência: | VOLTARELLI, Monique Aparecida; PAVEZ SOTO, Iskra; DERBY, Joanna. Infância migrante e pandemia: a crise da América Latina. Linhas Críticas, Brasília v. 26, e36298, 2021. DOI: 10.26512/lc.v26.2020.36298. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36298. Acesso em: 17 fev. 2022. |
Resumo: | O artigo reflete sobre o impacto da pandemia de COVID19 na infância migrante latino-americana, a partir da Sociologia da Infância e um marco global de crise. Mediante análise documental, os resultados mostraram que o confinamento tem afetado negativamente a saúde mental infantil, apesar de também poderem se contagiar com o vírus; se nota que a maioria dos países implementou programas de educação a distância, mas as famílias excluídas não dispõem de condições materiais (como acesso à internet e ao computador), enfatizando as desigualdades sociais. Conclui-se que a pandemia alterou a vida da infância migrante e se recomenda maiores estudos científicos e políticas públicas. |
Abstract: | ThearticlereflectsupontheCOVID19pandemic’simpactonLatinAmericanmigrantchildren,throughaSociologyofChildhoodPerspectiveandintheglobalcontextofcrisis.Drawingonadocumentaryanalysis,theresultsshowedthatconfinementhasnegativelyaffectedchildren'smentalhealth,althoughtheycanalsobecomeinfectedwiththevirus;itisnotedthatmostcountrieshaveimplementeddistanceeducationprograms,butexcludedfamiliesdonothavematerialconditions(suchasaccesstotheinternetandcomputers),heighteningsocialinequalities.Itisconcludedthatthepandemichaschangedthelivesofmigrantchildrenandfurtherscientificstudiesandpublicpoliciesarerecommended. |
Resumen: | ElartículoreflexionasobreelimpactodelapandemiadeCOVID19enlaniñezmigrantelatinoamericana,desdelaSociologíadelaInfanciayunmarcoglobaldecrisis.Medianteanálisisdocumental,losresultadosmuestranqueelconfinamientohaafectadonegativamentelasaludmentalinfantil,aunquetambiénsepuedencontagiardelvirus;sibien,lamayoríadelospaísesimplementóprogramasdeeducaciónadistancia,lasfamiliasexcluidasnodisponendecondicionesmateriales(comoaccesoainternetocomputador),enfatizandolasdesigualdadessociales.Seconcluyequelapandemiahaalteradolavidadelainfanciamigranteyserecomiendanmayoresestudioscientíficosypolíticaspúblicas. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Licença: | (CC BY) |
DOI: | https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36298 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins UnB - Covid-19 |
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