Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/42943
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_InfanciaMigrantePandemia.pdf375,53 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Infância migrante e pandemia : a crise da América Latina
Autre(s) titre(s): Niñez migrante y pandemia : la crisis desde Latinoamérica
Childhood migration and pandemic : the Latin American crisis
Auteur(s): Voltarelli, Monique Aparecida
Pavez Soto, Iskra
Derby, Joanna
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0003-2605-0930
https://orcid.org/0000-0002-6438-1522
https://orcid.org/0000-0001-8752-957X
Assunto:: Migração
Infância
Sociologia
Pandemia
Crise
Date de publication: 28-avr-2021
Editeur: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
Référence bibliographique: VOLTARELLI, Monique Aparecida; PAVEZ SOTO, Iskra; DERBY, Joanna. Infância migrante e pandemia: a crise da América Latina. Linhas Crí­ticas, Brasília v. 26, e36298, 2021. DOI: 10.26512/lc.v26.2020.36298. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36298. Acesso em: 17 fev. 2022.
Résumé: O artigo reflete sobre o impacto da pandemia de COVID19 na infância migrante latino-americana, a partir da Sociologia da Infância e um marco global de crise. Mediante análise documental, os resultados mostraram que o confinamento tem afetado negativamente a saúde mental infantil, apesar de também poderem se contagiar com o vírus; se nota que a maioria dos países implementou programas de educação a distância, mas as famílias excluídas não dispõem de condições materiais (como acesso à internet e ao computador), enfatizando as desigualdades sociais. Conclui-se que a pandemia alterou a vida da infância migrante e se recomenda maiores estudos científicos e políticas públicas.
Abstract: ThearticlereflectsupontheCOVID19pandemic’simpactonLatinAmericanmigrantchildren,throughaSociologyofChildhoodPerspectiveandintheglobalcontextofcrisis.Drawingonadocumentaryanalysis,theresultsshowedthatconfinementhasnegativelyaffectedchildren'smentalhealth,althoughtheycanalsobecomeinfectedwiththevirus;itisnotedthatmostcountrieshaveimplementeddistanceeducationprograms,butexcludedfamiliesdonothavematerialconditions(suchasaccesstotheinternetandcomputers),heighteningsocialinequalities.Itisconcludedthatthepandemichaschangedthelivesofmigrantchildrenandfurtherscientificstudiesandpublicpoliciesarerecommended.
Resumen: ElartículoreflexionasobreelimpactodelapandemiadeCOVID19enlaniñezmigrantelatinoamericana,desdelaSociologíadelaInfanciayunmarcoglobaldecrisis.Medianteanálisisdocumental,losresultadosmuestranqueelconfinamientohaafectadonegativamentelasaludmentalinfantil,aunquetambiénsepuedencontagiardelvirus;sibien,lamayoríadelospaísesimplementóprogramasdeeducaciónadistancia,lasfamiliasexcluidasnodisponendecondicionesmateriales(comoaccesoainternetocomputador),enfatizandolasdesigualdadessociales.Seconcluyequelapandemiahaalteradolavidadelainfanciamigranteyserecomiendanmayoresestudioscientíficosypolíticaspúblicas.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36298
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Covid-19

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42943/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.