http://repositorio.unb.br/handle/10482/43154
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Title: | Proformação : uma análise da influência do Banco Mundial na formação de dois professores leigos |
Other Titles: | Proformação : analysis of the influence of the World Bank in the training of lay teachers |
Authors: | Moraes, Raquel Almeida |
Assunto:: | Professores - formação Ensino a distância Banco Mundial Novas tecnologias de informação |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) |
Citation: | MORAES, Raquel Almeida. Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação de dois professores leigos. Linhas Críticas, Brasília, v. 9, n. 17, p. 295-308, 2012. DOI: 10.26512/lc.v9i17.3180. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180. Acesso em: 17 fev. 2022. |
Abstract: | O Proformação são dois programas criados pelo Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Seu objetivo é formar o professor em Docência de nível médio que atua nas quatro primeiras séries do ensino fundamental nas classes de alfabetização e pré-escola, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. É financiado pelo Fundescola e pelo Banco Mundial. Com duração de dois anos, combina tecnologia de educação a distância com sessões presenciais, quando os participantes têm salas de aula nas agências de formação - escolas normais antigas - e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e frequentar a Escola de Televisão. O artigo articula as orientações das políticas do Banco Mundial e da Proformação, sinalizando alguns problemas existentes sob influência. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) |
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DOI: | https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3180 |
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