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Título: Proformação : uma análise da influência do Banco Mundial na formação de dois professores leigos
Outros títulos: Proformação : analysis of the influence of the World Bank in the training of lay teachers
Autor(es): Moraes, Raquel Almeida
Assunto: Professores - formação
Ensino a distância
Banco Mundial
Novas tecnologias de informação
Data de publicação: 2012
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
Referência: MORAES, Raquel Almeida. Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação de dois professores leigos. Linhas Críticas, Brasília, v. 9, n. 17, p. 295-308, 2012. DOI: 10.26512/lc.v9i17.3180. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180. Acesso em: 17 fev. 2022.
Resumo: O Proformação são dois programas criados pelo Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Seu objetivo é formar o professor em Docência de nível médio que atua nas quatro primeiras séries do ensino fundamental nas classes de alfabetização e pré-escola, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. É financiado pelo Fundescola e pelo Banco Mundial. Com duração de dois anos, combina tecnologia de educação a distância com sessões presenciais, quando os participantes têm salas de aula nas agências de formação - escolas normais antigas - e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e frequentar a Escola de Televisão. O artigo articula as orientações das políticas do Banco Mundial e da Proformação, sinalizando alguns problemas existentes sob influência.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
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DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3180
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