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2021_RegilaneBarbosaMaceno.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBraga, Cláudio Roberto Vieira-
dc.contributor.authorMaceno, Regilane Barbosa-
dc.date.accessioned2022-05-03T21:21:34Z-
dc.date.available2022-05-03T21:21:34Z-
dc.date.issued2022-05-02-
dc.date.submitted2021-12-18-
dc.identifier.citationMACENO, Regilane Barbosa. O colonialismo e suas implicações na literatura contemporânea: identidades cambiantes na trilogia as areias do imperador, de Mia Couto. 2021. 203 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43619-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo realizar uma leitura dos romances Mulheres de cinzas (2015), Sombras da água (2016) e O bebedor de horizontes (2018), que formam a trilogia As areias do imperador, do autor moçambicano Mia Couto, buscando fazer uma reflexão sobre como ocorre a constituição do sujeito dentro do processo de colonização em Moçambique, a fim de entender de que maneira os embates culturais e os movimentos diaspóricos representados nessas obras contribuem para a (des) construção de suas identidades. Para além disso, enfatizamos ainda os seguintes elementos imbricados na tessitura dos textos literários que formam o corpus do estudo, os quais também são responsáveis pela construção de sentido nas obras: a memória, a “raça” e a referencialidade histórica. Nossa tese se alicerça em discussão à luz das teorias da Representação, da Colonização e da Diáspora, desenvolvidas por Stuart Hall (2006), Kwame Anthony Appiah (2007), Homi Bhabha (2013), Achille Mbembe (2018), Francisco Noa (2017), Manuel Castells (2018), além de outros teóricos. Com este trabalho, a contribuição para o campo dos estudos literários se dá na expansão dos conhecimentos acerca da literatura moçambicana, bem como dos impactos que o contexto da colonização provocou nos sujeitos, além de se ampliarem o conhecimento e o debate sobre a produção literária em língua portuguesa e sobre obras que contestam um mundo de cultura hegemônica.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO colonialismo e suas implicações na literatura contemporânea : identidades cambiantes na trilogia as areias do imperador, de Mia Coutopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordLiteratura africanapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordColonialismopt_BR
dc.subject.keywordDiásporapt_BR
dc.subject.keywordCouto, Mia, 1955- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to carry out a reading of the novels Woman of ashes (2015), The sword and the spear (2016) and O bebedor de horizontes (2018), which form the trilogy Sands of the Emperor, by the Mozambican author Mia Couto, seeking a reflection on how the constitution of the subject occurs within the colonization process in Mozambique, in order to understand how the cultural clashes and the diasporic movements represented in these works contribute to the (de) construction of their identities. Furthermore, we also emphasize the following elements intertwined in the weaving of literary texts that form the corpus of the study, which are also responsible for the construction of meaning in the works: memory, “race” and historical referentiality. Our thesis is based on a discussion considering the theories of Representation, Colonization and Diaspora, developed by Stuart Hall (2006), Kwame Anthony Appiah (2007), Homi Bhabha (2013), Achille Mbembe (2018), Francisco Noa (2017), Manuel Castells (2018), in addition to other theorists. With this work, the contribution to the field of literary studies is given in the expansion of knowledge about Mozambican literature, as well as the impacts that the context of colonization caused on subjects, in addition to expanding the knowledge and debate on literary production in Portuguese language and about works that contest a world of hegemonic culture.pt_BR
dc.contributor.emailregilane.maceno@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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