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2022_LaraAndreiaSant'AnaCardoso.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorCardoso, Lara Andréia Sant’ana-
dc.date.accessioned2022-05-30T20:24:15Z-
dc.date.available2022-05-30T20:24:15Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.date.submitted2022-02-15-
dc.identifier.citationCARDOSO, Lara Andréia Sant’ana. Análise da escolarização e inclusão social de estudantes migrantes venezuelanos(as) na Escola Pública do Distrito Federal. 2022. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43827-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa analisou políticas públicas educacionais e o processo de escolarização e inclusão social de estudantes migrantes venezuelanos no Centro de Ensino Fundamental 01 (CEF 01) do Varjão (Distrito Federal - DF). A pesquisa é de caráter qualitativo e balizou as formas de abordar e investigar as realidades vivenciadas por esses discentes, a fim de apresentar novas possibilidades para construção de diretrizes educacionais. Sabe-se o quanto a educação formal é a credencial para o mundo social, aspirado pelo sistema hegemônico, mas também o quanto ela esteve aberta à diversidade nas últimas décadas. Entretanto, esse chão perpassa por dificuldades para dialogar, compreender e explorar a emancipação de seus segmentos e priorizar a interculturalidade. Há um antagonismo entre escola formal e currículo, baseado na perspectiva histórico-cultural das necessidades da comunidade. Embora a escola legalmente seja o espaço social que o migrante pode acessar sem quaisquer dificuldades, é esperado compreender a entrada, a acolhida e a permanência num espaço que trata da cultura, da formação integral, das linguagens. O desafio desta pesquisa é compreender como a escola pública do DF aborda a escolarização e a inclusão social dos migrantes venezuelanos; além disso, investiga a escola, seus sujeitos e seu processo de emancipação para uma vida social, entendendo que ela deve ter o olhar atento para a educação formal, com o objetivo de garantir a igualdade, a formação integral e a aptidão para o trabalho, conforme preceitos legais. Logo, investigar a escolarização dos estudantes migrantes venezuelanos poderá viabilizar discussões e proposições de novas políticas públicas. A epistemologia do Materialismo Histórico Dialético (MHD) traz o suporte teórico-científico, e a Pesquisa Participante com uso de observação direta, entrevistas semiestruturadas, e rodas de conversa, a metodologia para a busca das respostas que se pretende quando o fenômeno dialeticamente apresenta suas contradições e aporta para o diálogo, exteriorizando as múltiplas determinações e aproximando seus atores sociais da realidade concreta. Concluiu-se que a abordagem para a efetiva escolarização e inclusão social do migrante venezuelano(a) ainda é incipiente e precisa de maior apoio com as políticas públicas de educação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da escolarização e inclusão social de estudantes migrantes venezuelanos(as) na Escola Pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMigrantespt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordEscolarizaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research work analyzed public educational policies and the process of schooling and social inclusion of Venezuelan migrant students at Centro de Ensino Fundamental 01 (CEF 01) in Varjão (Federal District - DF). The research is of a qualitative nature and marked out the ways of approaching and investigating the realities experienced by these students, in order to present new possibilities for the construction of educational guidelines. It is known how much formal education is the credential for the social world, aspired to by the hegemonic system, but also how much it has been open to diversity in recent decades. However, this ground runs through difficulties in dialoguing, understanding and exploring the emancipation of its segments and prioritizing interculturality. There is an antagonism between formal school and curriculum, based on the historical-cultural perspective of the needs of the community. Although the school is legally the social space that the migrant can access without any difficulties, it is expected to understand the entry, reception and permanence in a space that deals with culture, integral formation, languages. The challenge of this research is to understand how the public school in the DF approaches the schooling and social inclusion of Venezuelan migrants; in addition, it investigates the school, its subjects and its process of emancipation for a social life, understanding that it must have an attentive look at formal education, with the objective of guaranteeing equality, integral formation and aptitude for work, according to legal precepts. Therefore, investigating the schooling of Venezuelan migrant students may enable discussions and proposals for new public policies. The epistemology of Dialectical Historical Materialism (DHM) brings theoretical-scientific support, and the Participant Research using direct observation, semi-structured interviews, and conversation circles, the methodology for the search for the answers that are intended when the phenomenon dialectically presents its contradictions and contributes to dialogue, externalizing the multiple determinations and bringing its social actors closer to the concrete reality. It was concluded that the approach to effective schooling and social inclusion of Venezuelan migrants is still incipient and needs greater support with public education policies.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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