Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Lara Andréia Sant’ana | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T20:24:15Z | - |
dc.date.available | 2022-05-30T20:24:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-15 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Lara Andréia Sant’ana. Análise da escolarização e inclusão social de estudantes migrantes venezuelanos(as) na Escola Pública do Distrito Federal. 2022. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43827 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa analisou políticas públicas educacionais e o processo de
escolarização e inclusão social de estudantes migrantes venezuelanos no Centro de
Ensino Fundamental 01 (CEF 01) do Varjão (Distrito Federal - DF). A pesquisa é de
caráter qualitativo e balizou as formas de abordar e investigar as realidades
vivenciadas por esses discentes, a fim de apresentar novas possibilidades para
construção de diretrizes educacionais. Sabe-se o quanto a educação formal é a
credencial para o mundo social, aspirado pelo sistema hegemônico, mas também o
quanto ela esteve aberta à diversidade nas últimas décadas. Entretanto, esse chão
perpassa por dificuldades para dialogar, compreender e explorar a emancipação de
seus segmentos e priorizar a interculturalidade. Há um antagonismo entre escola
formal e currículo, baseado na perspectiva histórico-cultural das necessidades da
comunidade. Embora a escola legalmente seja o espaço social que o migrante pode
acessar sem quaisquer dificuldades, é esperado compreender a entrada, a acolhida
e a permanência num espaço que trata da cultura, da formação integral, das
linguagens. O desafio desta pesquisa é compreender como a escola pública do DF
aborda a escolarização e a inclusão social dos migrantes venezuelanos; além disso,
investiga a escola, seus sujeitos e seu processo de emancipação para uma vida
social, entendendo que ela deve ter o olhar atento para a educação formal, com o
objetivo de garantir a igualdade, a formação integral e a aptidão para o trabalho,
conforme preceitos legais. Logo, investigar a escolarização dos estudantes
migrantes venezuelanos poderá viabilizar discussões e proposições de novas
políticas públicas. A epistemologia do Materialismo Histórico Dialético (MHD) traz o
suporte teórico-científico, e a Pesquisa Participante com uso de observação direta,
entrevistas semiestruturadas, e rodas de conversa, a metodologia para a busca das
respostas que se pretende quando o fenômeno dialeticamente apresenta suas
contradições e aporta para o diálogo, exteriorizando as múltiplas determinações e
aproximando seus atores sociais da realidade concreta. Concluiu-se que a
abordagem para a efetiva escolarização e inclusão social do migrante
venezuelano(a) ainda é incipiente e precisa de maior apoio com as políticas públicas
de educação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise da escolarização e inclusão social de estudantes migrantes venezuelanos(as) na Escola Pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Migrantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolarização | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research work analyzed public educational policies and the process of schooling
and social inclusion of Venezuelan migrant students at Centro de Ensino
Fundamental 01 (CEF 01) in Varjão (Federal District - DF). The research is of a
qualitative nature and marked out the ways of approaching and investigating the
realities experienced by these students, in order to present new possibilities for the
construction of educational guidelines. It is known how much formal education is the
credential for the social world, aspired to by the hegemonic system, but also how
much it has been open to diversity in recent decades. However, this ground runs
through difficulties in dialoguing, understanding and exploring the emancipation of its
segments and prioritizing interculturality. There is an antagonism between formal
school and curriculum, based on the historical-cultural perspective of the needs of
the community. Although the school is legally the social space that the migrant can
access without any difficulties, it is expected to understand the entry, reception and
permanence in a space that deals with culture, integral formation, languages. The
challenge of this research is to understand how the public school in the DF
approaches the schooling and social inclusion of Venezuelan migrants; in addition, it
investigates the school, its subjects and its process of emancipation for a social life,
understanding that it must have an attentive look at formal education, with the
objective of guaranteeing equality, integral formation and aptitude for work, according
to legal precepts. Therefore, investigating the schooling of Venezuelan migrant
students may enable discussions and proposals for new public policies. The
epistemology of Dialectical Historical Materialism (DHM) brings theoretical-scientific
support, and the Participant Research using direct observation, semi-structured
interviews, and conversation circles, the methodology for the search for the answers
that are intended when the phenomenon dialectically presents its contradictions and
contributes to dialogue, externalizing the multiple determinations and bringing its
social actors closer to the concrete reality. It was concluded that the approach to
effective schooling and social inclusion of Venezuelan migrants is still incipient and
needs greater support with public education policies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|