Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Casagrande, Michéle dal Toé | - |
dc.contributor.author | Ferreira, José Wilson dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T17:21:42Z | - |
dc.date.available | 2022-06-01T17:21:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-07 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, José Wilson dos Santos. Substituição de agregado mineral fino por Polietileno Tereftalato (PET) reciclado no comportamento mecânico de mistura asfáltica densa. 2022. 89 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43864 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Mais de 396 milhões de toneladas de resíduos plásticos são produzidos anualmente,
causando uma das principais preocupações ambientais globais. Esse cenário é agravado
pela contaminação da cadeia alimentar humana por microplásticos, como o polietileno
tereftalato (PET). Ao mesmo tempo, a areia natural está ultrapassando sua capacidade de
formação pela exploração excessiva da construção civil, apontando para a necessidade de
reciclagem e incorporação de materiais alternativos para alcançar o desenvolvimento
sustentável. Em reconhecimento a essas necessidades, esta pesquisa tem como objetivo
avaliar o efeito da substituição de areia natural por PET reciclado no comportamento
mecânico de mistura asfáltica densa (CBUQ). Para caracterizar os materiais e avaliar suas
interações foram realizados ensaios XDR, XRF, TGA/DTG, SEM, FTIR e AFM. O
estudo volumétrico foi conduzido a partir de ensaios de dosagem e compactação
Superpave e microtomografia de raios-X (μ-CT). O comportamento mecânico das
misturas foi investigado por meio de ensaios de resistência à tração indireta (RT), módulo
de resiliência (MR), dano por umidade induzida (DUI), módulo dinâmico, resistência à
fadiga por tração direta e resistência à deformação permanente. A substituição de areia
por PET até 8% em volume não apresentou alteração significativa no teor de ligante de
projeto, devido à equivalência de absorção de ligante entre os materiais. Mantendo fixo o
teor de ligante, o incremento da quantidade de PET aumentou o volume de vazios e
diminuiu a espessura do filme de ligante, conforme observado visualmente na μ-CT.
Todas as misturas apresentaram resultados de RT e MR consistentes com a literatura. A
inserção de PET aumentou a força de adesão entre ligante-agregado sob exposição à
umidade, produzindo misturas mais resistentes ao dano por umidade induzida. A mistura
com 2% de PET (HMA-2P) demonstrou comportamento superior em termos de módulo
dinâmico, ângulo de fase e resistência à fadiga entre as misturas investigadas, assim como
compatibilidade em relação a resistência à deformação permanente da mistura
convencional (HMA-C). Pelo exposto, a incorporação de PET reciclado via seca em
pavimentação asfáltica se mostra uma solução promissora sob as óticas técnica e
socioambiental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Substituição de agregado mineral fino por Polietileno Tereftalato (PET) reciclado no comportamento mecânico de mistura asfáltica densa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polietileno tereftalato | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Areia natural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mistura asfáltica densa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento mecânico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | More than 396 million tons of plastic waste is produced annually, causing one of the top
global environmental concerns. This scenario is aggravated by the human food chain
contamination by microplastics, such as polyethylene terephthalate (PET). At the same
time, natural sand is exceeding its formation capacity due to the excessive exploitation of
civil construction, pointing to the necessity of recycling and incorporating alternative
materials to achieve sustainable development. In recognition of these needs, this research
aims to evaluate the effect of replacing natural sand with recycled PET on the mechanical
behavior of hot-mix asphalt (HMA). XDR, XRF, TGA/DTG, SEM, FTIR, and AFM tests
were performed to characterize the materials and evaluate their interactions. The
volumetric study was conducted using Superpave dosing and compaction, and X-ray
microtomography (μ-CT) tests. The mechanical behavior of the mixtures was investigated
through tests of indirect tensile strength (ITS), modulus of resilience (RM), induced
moisture damage, dynamic modulus, direct tension cyclic fatigue, and permanent
deformation by flow number. The replacement of sand by PET up to 8% by volume did
not present a significant change in the optimum asphalt content due to the equivalence of
binder absorption between the materials. For the same binder content, increasing the
amount of PET increased the void volume and decreased the binder film thickness, as
observed in μ-CT. All mixtures showed ITS and RM results consistent with the literature.
PET insertion increased the adhesive bond between binder-aggregate under exposure to
moisture, producing mixtures more resistant to induced moisture damage. The mix with
2% PET (HMA-2P) showed superior behavior in terms of dynamic modulus, phase angle,
and fatigue resistance among the investigated mixtures, and compatibility about the
resistance to permanent deformation of the conventional mixture (HMA-C). Based on the
above, incorporating recycled PET by dry process in asphalt paving proves to be a
promising solution from a technical and socio-environmental point of view. | pt_BR |
dc.contributor.email | wilson_s.ferreira@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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