http://repositorio.unb.br/handle/10482/43864
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2022_JoséWilsondosSantosFerreira.pdf | 6,38 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Substituição de agregado mineral fino por Polietileno Tereftalato (PET) reciclado no comportamento mecânico de mistura asfáltica densa |
Auteur(s): | Ferreira, José Wilson dos Santos |
metadata.dc.contributor.email: | wilson_s.ferreira@hotmail.com |
Orientador(es):: | Casagrande, Michéle dal Toé |
Assunto:: | Polietileno tereftalato Desenvolvimento sustentável Areia natural Mistura asfáltica densa Comportamento mecânico |
Date de publication: | 1-jui-2022 |
Data de defesa:: | 7-avr-2022 |
Référence bibliographique: | FERREIRA, José Wilson dos Santos. Substituição de agregado mineral fino por Polietileno Tereftalato (PET) reciclado no comportamento mecânico de mistura asfáltica densa. 2022. 89 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | Mais de 396 milhões de toneladas de resíduos plásticos são produzidos anualmente, causando uma das principais preocupações ambientais globais. Esse cenário é agravado pela contaminação da cadeia alimentar humana por microplásticos, como o polietileno tereftalato (PET). Ao mesmo tempo, a areia natural está ultrapassando sua capacidade de formação pela exploração excessiva da construção civil, apontando para a necessidade de reciclagem e incorporação de materiais alternativos para alcançar o desenvolvimento sustentável. Em reconhecimento a essas necessidades, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito da substituição de areia natural por PET reciclado no comportamento mecânico de mistura asfáltica densa (CBUQ). Para caracterizar os materiais e avaliar suas interações foram realizados ensaios XDR, XRF, TGA/DTG, SEM, FTIR e AFM. O estudo volumétrico foi conduzido a partir de ensaios de dosagem e compactação Superpave e microtomografia de raios-X (μ-CT). O comportamento mecânico das misturas foi investigado por meio de ensaios de resistência à tração indireta (RT), módulo de resiliência (MR), dano por umidade induzida (DUI), módulo dinâmico, resistência à fadiga por tração direta e resistência à deformação permanente. A substituição de areia por PET até 8% em volume não apresentou alteração significativa no teor de ligante de projeto, devido à equivalência de absorção de ligante entre os materiais. Mantendo fixo o teor de ligante, o incremento da quantidade de PET aumentou o volume de vazios e diminuiu a espessura do filme de ligante, conforme observado visualmente na μ-CT. Todas as misturas apresentaram resultados de RT e MR consistentes com a literatura. A inserção de PET aumentou a força de adesão entre ligante-agregado sob exposição à umidade, produzindo misturas mais resistentes ao dano por umidade induzida. A mistura com 2% de PET (HMA-2P) demonstrou comportamento superior em termos de módulo dinâmico, ângulo de fase e resistência à fadiga entre as misturas investigadas, assim como compatibilidade em relação a resistência à deformação permanente da mistura convencional (HMA-C). Pelo exposto, a incorporação de PET reciclado via seca em pavimentação asfáltica se mostra uma solução promissora sob as óticas técnica e socioambiental. |
Abstract: | More than 396 million tons of plastic waste is produced annually, causing one of the top global environmental concerns. This scenario is aggravated by the human food chain contamination by microplastics, such as polyethylene terephthalate (PET). At the same time, natural sand is exceeding its formation capacity due to the excessive exploitation of civil construction, pointing to the necessity of recycling and incorporating alternative materials to achieve sustainable development. In recognition of these needs, this research aims to evaluate the effect of replacing natural sand with recycled PET on the mechanical behavior of hot-mix asphalt (HMA). XDR, XRF, TGA/DTG, SEM, FTIR, and AFM tests were performed to characterize the materials and evaluate their interactions. The volumetric study was conducted using Superpave dosing and compaction, and X-ray microtomography (μ-CT) tests. The mechanical behavior of the mixtures was investigated through tests of indirect tensile strength (ITS), modulus of resilience (RM), induced moisture damage, dynamic modulus, direct tension cyclic fatigue, and permanent deformation by flow number. The replacement of sand by PET up to 8% by volume did not present a significant change in the optimum asphalt content due to the equivalence of binder absorption between the materials. For the same binder content, increasing the amount of PET increased the void volume and decreased the binder film thickness, as observed in μ-CT. All mixtures showed ITS and RM results consistent with the literature. PET insertion increased the adhesive bond between binder-aggregate under exposure to moisture, producing mixtures more resistant to induced moisture damage. The mix with 2% PET (HMA-2P) showed superior behavior in terms of dynamic modulus, phase angle, and fatigue resistance among the investigated mixtures, and compatibility about the resistance to permanent deformation of the conventional mixture (HMA-C). Based on the above, incorporating recycled PET by dry process in asphalt paving proves to be a promising solution from a technical and socio-environmental point of view. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia |
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Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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