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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/44059
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Titre: Aprendizagem baseada em casos no ensino de Genética para Medicina : uma experiência aplicada para estudo individual e em grupo
Auteur(s): Silva, Sirleide Neris da
metadata.dc.contributor.email: sirleideneris@gmail.com
Orientador(es):: Oliveira, Silviene Fabiana de
Assunto:: Genética - estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Metodologias ativas
Educação médica
Date de publication: 30-jui-2022
Référence bibliographique: SILVA, Sirleide Neris da. Aprendizagem baseada em casos no ensino de Genética para Medicina: uma experiência aplicada para estudo individual e em grupo. 2022. 62 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: A importância de realizar mudanças na formação em saúde tem sido muito enfatizada nas últimas décadas, sendo que a educação médica no Brasil tem sido assunto de muitas discussões. Mudanças no modelo tradicional de estudo se fazem necessárias, sendo que estas devem ocorrer tanto em relação ao conteúdo que será ensinado, quanto na forma como esse conteúdo será ensinado. Diante disso, diversas propostas de metodologias ativas de aprendizagem vêm sendo ofertadas, o que potencialmente pode incrementar o desenvolvimento do perfil do novo profissional. Dentre as diversas metodologias ativas descritas na literatura, selecionamos neste trabalho a Aprendizagem Baseada em Casos (ABC). Aqui buscamos avaliar se a implementação dessa metodologia ativa no ensino de Genética, poderia colaborar com a melhoria do processo de ensino aprendizagem. A disciplina de Genética aborda conteúdos que em um primeiro momento podem parecer distantes do cotidiano dos alunos e da prática dos futuros profissionais, por isso a grande relevância de inserir estudos de caso que podem ser facilitadores no processo de compreensão da importância da genética na prática médica. O objetivo do trabalho foi analisar se durante o processo de ensino aprendizagem de doenças genéticas, o uso de discussão de casos motiva os alunos mais do que a aula tradicional e se o estudo em grupo acrescenta conhecimento em comparação com o estudo individual. A pesquisa foi realizada em 2019 com um grupo de 46 alunos na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), ao final da disciplina “Genética e Biologia Molecular”. Nesse estudo, foram avaliadas pontuações de desempenho dos alunos individualmente (pontuação entre 10/19 e 18/19), enquanto o desempenho em grupo foi maior em 8 dos 9 casos aplicados (entre 13/19 e 19/19). Com isso, os alunos demonstraram que trabalhar em grupos acrescenta conhecimento em comparação com o estudo individual. Os alunos também avaliaram o uso da metodologia ativa ABC demonstrando uma boa aceitação no uso das discussões dos casos clínicos sobre doenças genéticas. No entanto, alguns resultados demonstraram que há a possibilidade de parte dos alunos enfrentarem dificuldades em lidar com novas metodologias de ensino. Os resultados obtidos neste trabalho apontam que casos clínicos poderiam proporcionar contextos e uma experiência semelhante a situações reais vividas na prática médica, permitindo aos alunos mobilizar seus conhecimentos prévios adquiridos em situações semelhantes aos casos.
Abstract: The importance of making changes in health education has been emphasized in the recent decade. Also, medical education in Brazil has been the subject of many discussions. Changes in the traditional model of study are necessary, and these must occur both in relation to the content that will be taught, and in which way that content will be taught. Thus, several proposals for learning methodologies are being offered, which can increase or develop the profile of the new professional. Among the various active methodologies described in the literature, we selected in this work the Case-Based Learning (ABC method). Here we assessed if the implementation of this methodology seeks to activate the teaching of Genetics and if it can contribute to the improvement of the teaching-learning process. The discipline of Genetics addresses contents that first may seem distant from the daily lives of students and the practices of professionals, which is why it is importante to introduce studies that can be facilitators in the process of understanding genetics in medical practice. The focus of this work was to analyze whether during the teaching-learning process of genetic diseases, the use of case discussions motivates students more than the traditional class and whether group study adds knowledge compared to individual study. The research was carried out in 2019 with a group of 46 students at the School of Medicine of the University of Brasília (UnB), at the end of the course “Genetics and Molecular Biology”. In this study, we evaluated the individual performance scores of the students (score between 10/19 and 18/19). The group performance was higher in 8 of the 9 cases studied (13/19 and 19/19). Therefore, students showed that working in groups add more knowledge compared to individual study. Students also evaluated the use of the active ABC methodology demonstrating a good acceptance in the use of clinical case discussions on genetic diseases. However, some results showed that there is a possibility that part of the students face difficulties in dealing with new teaching methodologies. The results obtained in this work indicate that clinical cases could provide contexts and an experiences similar to real situations in medical practice, allowing students to mobilize their previous knowledge acquired in situations similar to the cases.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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