Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Silviene Fabiana de | - |
dc.contributor.author | Silva, Sirleide Neris da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-01T21:53:41Z | - |
dc.date.available | 2022-07-01T21:53:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sirleide Neris da. Aprendizagem baseada em casos no ensino de Genética para Medicina: uma experiência aplicada para estudo individual e em grupo. 2022. 62 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44059 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A importância de realizar mudanças na formação em saúde tem sido muito enfatizada nas últimas
décadas, sendo que a educação médica no Brasil tem sido assunto de muitas discussões. Mudanças
no modelo tradicional de estudo se fazem necessárias, sendo que estas devem ocorrer tanto em
relação ao conteúdo que será ensinado, quanto na forma como esse conteúdo será ensinado. Diante
disso, diversas propostas de metodologias ativas de aprendizagem vêm sendo ofertadas, o que
potencialmente pode incrementar o desenvolvimento do perfil do novo profissional. Dentre as
diversas metodologias ativas descritas na literatura, selecionamos neste trabalho a Aprendizagem
Baseada em Casos (ABC). Aqui buscamos avaliar se a implementação dessa metodologia ativa no
ensino de Genética, poderia colaborar com a melhoria do processo de ensino aprendizagem. A
disciplina de Genética aborda conteúdos que em um primeiro momento podem parecer distantes do
cotidiano dos alunos e da prática dos futuros profissionais, por isso a grande relevância de inserir
estudos de caso que podem ser facilitadores no processo de compreensão da importância da
genética na prática médica. O objetivo do trabalho foi analisar se durante o processo de ensino
aprendizagem de doenças genéticas, o uso de discussão de casos motiva os alunos mais do que a
aula tradicional e se o estudo em grupo acrescenta conhecimento em comparação com o estudo
individual. A pesquisa foi realizada em 2019 com um grupo de 46 alunos na Faculdade de Medicina
da Universidade de Brasília (UnB), ao final da disciplina “Genética e Biologia Molecular”. Nesse
estudo, foram avaliadas pontuações de desempenho dos alunos individualmente (pontuação entre
10/19 e 18/19), enquanto o desempenho em grupo foi maior em 8 dos 9 casos aplicados (entre 13/19
e 19/19). Com isso, os alunos demonstraram que trabalhar em grupos acrescenta conhecimento em
comparação com o estudo individual. Os alunos também avaliaram o uso da metodologia ativa ABC
demonstrando uma boa aceitação no uso das discussões dos casos clínicos sobre doenças
genéticas. No entanto, alguns resultados demonstraram que há a possibilidade de parte dos alunos
enfrentarem dificuldades em lidar com novas metodologias de ensino. Os resultados obtidos neste
trabalho apontam que casos clínicos poderiam proporcionar contextos e uma experiência semelhante
a situações reais vividas na prática médica, permitindo aos alunos mobilizar seus conhecimentos
prévios adquiridos em situações semelhantes aos casos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem baseada em casos no ensino de Genética para Medicina : uma experiência aplicada para estudo individual e em grupo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Genética - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação médica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The importance of making changes in health education has been emphasized in the recent decade.
Also, medical education in Brazil has been the subject of many discussions. Changes in the traditional
model of study are necessary, and these must occur both in relation to the content that will be taught,
and in which way that content will be taught. Thus, several proposals for learning methodologies are
being offered, which can increase or develop the profile of the new professional. Among the various
active methodologies described in the literature, we selected in this work the Case-Based Learning
(ABC method). Here we assessed if the implementation of this methodology seeks to activate the
teaching of Genetics and if it can contribute to the improvement of the teaching-learning process. The
discipline of Genetics addresses contents that first may seem distant from the daily lives of students
and the practices of professionals, which is why it is importante to introduce studies that can be
facilitators in the process of understanding genetics in medical practice. The focus of this work was to
analyze whether during the teaching-learning process of genetic diseases, the use of case
discussions motivates students more than the traditional class and whether group study adds
knowledge compared to individual study. The research was carried out in 2019 with a group of 46
students at the School of Medicine of the University of Brasília (UnB), at the end of the course
“Genetics and Molecular Biology”. In this study, we evaluated the individual performance scores of the
students (score between 10/19 and 18/19). The group performance was higher in 8 of the 9 cases
studied (13/19 and 19/19). Therefore, students showed that working in groups add more knowledge
compared to individual study. Students also evaluated the use of the active ABC methodology
demonstrating a good acceptance in the use of clinical case discussions on genetic diseases.
However, some results showed that there is a possibility that part of the students face difficulties in
dealing with new teaching methodologies. The results obtained in this work indicate that clinical cases
could provide contexts and an experiences similar to real situations in medical practice, allowing
students to mobilize their previous knowledge acquired in situations similar to the cases. | pt_BR |
dc.contributor.email | sirleideneris@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|