Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44409
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_DuplaCarreiraEstudantes.pdf599,72 kBAdobe PDFView/Open
Title: Dupla carreira para estudantes-atletas do turfe : entendendo a dedicação à escola e ao esporte
Authors: Rocha, Hugo Paula Almeida da
Costa, Felipe Rodrigues da
Soares, Antonio Jorge Gonçalves
metadata.dc.contributor.email: mailto:hrocha@cp2.g12.br
mailto:fcostavix@gmail.com
mailto:ajgsoares@gmail.com
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0003-2237-1155
https://orcid.org/0000-0002-1817-5058
https://orcid.org/0000-0001-7769-9268
metadata.dc.contributor.affiliation: Colégio Pedro II
Universidade de Brasília
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Assunto:: Turfe
Dupla carreira
Carreira esportiva
Educação e esporte
Issue Date: 2021
Citation: ROCHA, Hugo Paula Almeida da; COSTA, Felipe Rodrigues da; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Dupla carreira para estudantes-atletas do turfe: entendendo a dedicação à escola e ao esporte. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1614-1638, set./dez. 2021. DOI 10.35786/1645-1384.v21.n3.32. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/rocha-costa-soares.html. Acesso em: 03 ago. 2022.
Abstract: O objetivo do artigo é entender como os estudantes-atletas de turfe administram as rotinas de treinamento e competições desse esporte com as horas destinadas à escolarização. O grupo investigado foi composto por 11 estudantes-atletas, em idade escolar, que administram a dupla carreira escolar e esportiva. Foram aplicados questionários e entrevistas para captar as rotinas escolares e esportivas dos estudantes-atletas, bem como suas expectativas escolares e profissionais quanto à carreira de jóquei. Os dados apontaram que os estudantes-atletas, apesar da alta carga de trabalho físico, permanecem, com dificuldades, na escola. Tal permanência se dá na medida em que as escolas adotam informalmente medidas de flexibilização das normas em relação à frequência, aos horários e aos períodos de avaliação. Esses acordos entre estudantes-atletas, dirigentes do turfe e responsáveis facilitam a permanência dos jovens na escola, porém, não garantem a dedicação e imersão necessárias à incorporação de capital cultural.
Abstract: The aim of this research was to understand how the student-athletes of turf manage the training routines and competitions of this sport with the time spent in school. The investigated group consisted of 11 school-aged jockeys who managed a dual career in school and sport. We used questionnaires and conducted interviews with these athletes to collect data. We talked about daily routine and athlete's expectations in school and sport career. The research showed that athlete's physical exercise routine is hard and they stayed in school with difficulties. This permanence occurs because the school adopt informally measures to make your rules more flexible, as regarding the frequency, timetable and conditions for evaluation. These agreements among students, their parents and jockey managers facilitate the permanence of athletes in school, but do not guarantee the dedication and immersion required to incorporate cultural capital.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Licença:: Currículo sem Fronteiras - Currículo sem Fronteiras usa a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). O autor retém os direitos de seus textos, mas sempre que um artigo publicado na revista for usado em outro local, a menção à publicação original em Currículo sem Fronteiras deve ser feita. Fonte: https://www.curriculosemfronteiras.org/ficha.htm. Acesso em: 03 ago. 2022.
DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.32
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/44409/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.