http://repositorio.unb.br/handle/10482/44467
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_BárbaraNatáliaHonoratodeSousa.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Cartografia filosófica da branquitude brasileira : apontamentos e atravessamentos, resistências a ela e possíveis saídas a essa estrutura de privilégios por meio da educação |
Autor(es): | Sousa, Bárbara Natália Honorato de |
Orientador(es): | Gontijo, Pedro Egnaldo |
Assunto: | Branquitude Raça Educação Questão racial |
Data de publicação: | 9-Ago-2022 |
Data de defesa: | 27-Mai-2022 |
Referência: | SOUSA, Bárbara Natália Honorato de. Cartografia filosófica da branquitude brasileira: apontamentos e atravessamentos, resistências a ela e possíveis saídas a essa estrutura de privilégios por meio da educação. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esta dissertação é uma caminhada cartográfica, filosófica, de contato com as áreas: psicologia social, história e educação, usadas para investigar o que é branquitude, sua história e origem por meio do entendimento do conceito de raça, racismo e colonização e em como esses processos foram desencadeados. A pesquisa investiga as características, desdobramentos e metafísica da branquitude no Brasil, trazendo para tal diversas autoras da área e autores também e pensando nas aberturas dessas resistências procura na educação saídas para que ela seja uma forma de desestruturação dos privilégios da branquitude e de caminhos para nossa descolonização e que aportes podemos construir pedagogicamente de uma educação antirracista. |
Abstract: | This dissertation is a cartographic, philosophical walk, in contact with the areas: social psychology, history and education, used to investigate what whiteness is, its history and origin through the understanding of the concept of race, racism and colonization and how these processes were triggered. The research investigates the characteristics, developments and metaphysics of whiteness in Brazil, bringing to it several authors in the area and authors as well and thinking about the openings of these resistances, seeks in education ways to make it a form of destructuring the privileges of whiteness and ways to our decolonization and what contributions we can pedagogically build for an anti-racist education. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Metafísica |
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