Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44467
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_BárbaraNatáliaHonoratodeSousa.pdf1,76 MBAdobe PDFView/Open
Title: Cartografia filosófica da branquitude brasileira : apontamentos e atravessamentos, resistências a ela e possíveis saídas a essa estrutura de privilégios por meio da educação
Authors: Sousa, Bárbara Natália Honorato de
Orientador(es):: Gontijo, Pedro Egnaldo
Assunto:: Branquitude
Raça
Educação
Questão racial
Issue Date: 9-Aug-2022
Citation: SOUSA, Bárbara Natália Honorato de. Cartografia filosófica da branquitude brasileira: apontamentos e atravessamentos, resistências a ela e possíveis saídas a essa estrutura de privilégios por meio da educação. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: Esta dissertação é uma caminhada cartográfica, filosófica, de contato com as áreas: psicologia social, história e educação, usadas para investigar o que é branquitude, sua história e origem por meio do entendimento do conceito de raça, racismo e colonização e em como esses processos foram desencadeados. A pesquisa investiga as características, desdobramentos e metafísica da branquitude no Brasil, trazendo para tal diversas autoras da área e autores também e pensando nas aberturas dessas resistências procura na educação saídas para que ela seja uma forma de desestruturação dos privilégios da branquitude e de caminhos para nossa descolonização e que aportes podemos construir pedagogicamente de uma educação antirracista.
Abstract: This dissertation is a cartographic, philosophical walk, in contact with the areas: social psychology, history and education, used to investigate what whiteness is, its history and origin through the understanding of the concept of race, racism and colonization and how these processes were triggered. The research investigates the characteristics, developments and metaphysics of whiteness in Brazil, bringing to it several authors in the area and authors as well and thinking about the openings of these resistances, seeks in education ways to make it a form of destructuring the privileges of whiteness and ways to our decolonization and what contributions we can pedagogically build for an anti-racist education.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/44467/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.