Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Jaime Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Isabella Gaspar | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T21:48:32Z | - |
dc.date.available | 2022-08-12T21:48:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-18 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Isabella Gaspar. Hermenêutica da Catedral Metropolitana de Brasília: arquitetura, experiência e significado. 2022. 228 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44509 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tradicionalmente conhecida como uma metodologia de interpretação textual, a hermenêutica, a partir de filósofos como Heidegger e Gadamer, passou a englobar questões
que envolvem não somente o texto escrito, mas o processo interpretativo na totalidade,
incluindo formas verbais e não verbais de comunicação. Visto que as leituras mais comuns
das obras arquitetônicas costumam focar na descrição e análise de aspectos formais do
edifício, a presente tese busca analisar o potencial da hermenêutica para a interpretação e
compreensão dos significados do espaço construído, tendo como estudo de caso a Catedral
Metropolitana de Brasília. A obra foi escolhida por representar a riqueza e complexidade
presentes na experiência da arquitetura religiosa e por sua reconhecida importância histórica e cultural. Partindo da premissa de que uma obra arquitetônica não pode ser entendida
como um objeto isolado do mundo e nem ser reduzida as intenções do arquiteto, a pesquisa
se fundamenta nas teorias de Gadamer e Jones para elaborar um eixo compreensivo de
leitura que inclui o tempo histórico, o espaço construído e seus intérpretes como elementos
integrantes da “práxis” vital do edifício. Assim, são analisados o contexto histórico e cultural
da edificação, suas características enquanto objeto arquitetônico, a morfologia dos seus
eventos arquitetônicos e a experiência dos diferentes atores que interagem com a obra.
No desenvolvimento desta última etapa são consideradas a reflexão e autocrítica da pesquisadora, as intenções de Oscar Niemeyer e as percepções de três grupos de usuários
da Catedral: professores de arquitetura e urbanismo, fiéis e turistas. Assim, além de compreender o espaço edificado e as circunstâncias históricas que moldaram sua existência,
são discutidas as diferenças e similaridades encontradas nas experiências dos usuários
e de que modo estes compreenderam ou transformaram os significados pretendidos pelo
arquiteto. Ao analisar a construção e o cruzamento dos vários níveis de significado presentes na Catedral de Brasília, conclui-se que a abordagem hermenêutica utilizada nesta tese
permitiu uma leitura mais abrangente e situada da obra edificada; considerando tanto sua
conjuntura histórico-social, quanto a complexidade das relações experienciadas entre os
seres humanos e a edificação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Hermenêutica da Catedral Metropolitana de Brasília : arquitetura, experiência e significado | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Catedral Metropolitana de Brasília (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Traditionally known as a textual interpretation methodology, hermeneutics, after
philosophers such as Heidegger and Gadamer, began to encompass questions that involve
not only written texts, but the interpretive process as a whole, including verbal and nonverbal forms of communication. Since the most common readings of architectural works are
centered in the description and formal analysis of the building, this thesis investigates the
potential of hermeneutics for interpretation and understanding of the built space meanings,
using the Metropolitan Cathedral of Brasilia as case study. The building was chosen for
its representation of the richness and complexity presents in the religious architecture
experience and for its recognized historical and cultural significance. Based on the premise
that an architectural work cannot be understood as an object isolated from its world, neither
be reduced to the architect’s intentions, the research grounds in the theories of Gadamer and
Jones to develop a comprehensive reading structure that includes historical time, built space
and its interpreters as integral elements of the building’s vital practice. Thus, we analyze
the building historical and cultural context, its characteristics as an architectural object, the
morphology of its architectural events and the experience of the different actors that interact
with it. In the development of this last stage, the researcher self-criticism and reflections,
Oscar Niemeyer’s intentions and the users’ perceptions (professors of architecture and
urbanism, churchgoers, and tourists) of the Cathedral are taken into account. Therefore, in
addition to understanding the built space and the historical circumstances that shaped its
existence, it is discussed the differences and similarities found in the users’ experiences and
how they understood or transformed the meanings intended by the architect. By analyzing
the construction and intersection of the various levels of meaning presents in the Cathedral
of Brasília, it is concluded that the hermeneutic approach used in this thesis allowed a more
comprehensive and situated reading of the building, considering both its historical-social
conjuncture and the complexity of the relationships experienced between human beings and
built space. | pt_BR |
dc.contributor.email | isabella.g.sousa@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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