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Título : Hermenêutica da Catedral Metropolitana de Brasília : arquitetura, experiência e significado
Autor : Sousa, Isabella Gaspar
metadata.dc.contributor.email: isabella.g.sousa@gmail.com
Orientador(es):: Almeida, Jaime Gonçalves de
Assunto:: Arquitetura
Hermenêutica
Catedral Metropolitana de Brasília (DF)
Fecha de publicación : 12-ago-2022
Citación : SOUSA, Isabella Gaspar. Hermenêutica da Catedral Metropolitana de Brasília: arquitetura, experiência e significado. 2022. 228 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumen : Tradicionalmente conhecida como uma metodologia de interpretação textual, a hermenêutica, a partir de filósofos como Heidegger e Gadamer, passou a englobar questões que envolvem não somente o texto escrito, mas o processo interpretativo na totalidade, incluindo formas verbais e não verbais de comunicação. Visto que as leituras mais comuns das obras arquitetônicas costumam focar na descrição e análise de aspectos formais do edifício, a presente tese busca analisar o potencial da hermenêutica para a interpretação e compreensão dos significados do espaço construído, tendo como estudo de caso a Catedral Metropolitana de Brasília. A obra foi escolhida por representar a riqueza e complexidade presentes na experiência da arquitetura religiosa e por sua reconhecida importância histórica e cultural. Partindo da premissa de que uma obra arquitetônica não pode ser entendida como um objeto isolado do mundo e nem ser reduzida as intenções do arquiteto, a pesquisa se fundamenta nas teorias de Gadamer e Jones para elaborar um eixo compreensivo de leitura que inclui o tempo histórico, o espaço construído e seus intérpretes como elementos integrantes da “práxis” vital do edifício. Assim, são analisados o contexto histórico e cultural da edificação, suas características enquanto objeto arquitetônico, a morfologia dos seus eventos arquitetônicos e a experiência dos diferentes atores que interagem com a obra. No desenvolvimento desta última etapa são consideradas a reflexão e autocrítica da pesquisadora, as intenções de Oscar Niemeyer e as percepções de três grupos de usuários da Catedral: professores de arquitetura e urbanismo, fiéis e turistas. Assim, além de compreender o espaço edificado e as circunstâncias históricas que moldaram sua existência, são discutidas as diferenças e similaridades encontradas nas experiências dos usuários e de que modo estes compreenderam ou transformaram os significados pretendidos pelo arquiteto. Ao analisar a construção e o cruzamento dos vários níveis de significado presentes na Catedral de Brasília, conclui-se que a abordagem hermenêutica utilizada nesta tese permitiu uma leitura mais abrangente e situada da obra edificada; considerando tanto sua conjuntura histórico-social, quanto a complexidade das relações experienciadas entre os seres humanos e a edificação.
Abstract: Traditionally known as a textual interpretation methodology, hermeneutics, after philosophers such as Heidegger and Gadamer, began to encompass questions that involve not only written texts, but the interpretive process as a whole, including verbal and nonverbal forms of communication. Since the most common readings of architectural works are centered in the description and formal analysis of the building, this thesis investigates the potential of hermeneutics for interpretation and understanding of the built space meanings, using the Metropolitan Cathedral of Brasilia as case study. The building was chosen for its representation of the richness and complexity presents in the religious architecture experience and for its recognized historical and cultural significance. Based on the premise that an architectural work cannot be understood as an object isolated from its world, neither be reduced to the architect’s intentions, the research grounds in the theories of Gadamer and Jones to develop a comprehensive reading structure that includes historical time, built space and its interpreters as integral elements of the building’s vital practice. Thus, we analyze the building historical and cultural context, its characteristics as an architectural object, the morphology of its architectural events and the experience of the different actors that interact with it. In the development of this last stage, the researcher self-criticism and reflections, Oscar Niemeyer’s intentions and the users’ perceptions (professors of architecture and urbanism, churchgoers, and tourists) of the Cathedral are taken into account. Therefore, in addition to understanding the built space and the historical circumstances that shaped its existence, it is discussed the differences and similarities found in the users’ experiences and how they understood or transformed the meanings intended by the architect. By analyzing the construction and intersection of the various levels of meaning presents in the Cathedral of Brasília, it is concluded that the hermeneutic approach used in this thesis allowed a more comprehensive and situated reading of the building, considering both its historical-social conjuncture and the complexity of the relationships experienced between human beings and built space.
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022.
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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