http://repositorio.unb.br/handle/10482/44605
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_MariaEdnaMouraVieira.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Educação permanente em saúde : o caminho pedagógico para reinvenção do trabalho docente |
Autre(s) titre(s): | Educación permanente en salud : el camino pedagógico para reinvención del trabajo docente |
Auteur(s): | Vieira, Maria Edna Moura |
metadata.dc.contributor.email: | cartasparaednamoura@gmail.com |
Orientador(es):: | Hoefel, Maria da Graça Luderitz Real Collado, José Tomás |
Assunto:: | SARS-CoV-2 Covid-19 Covid-19 - educação Educação permanente em saúde |
Date de publication: | 22-aoû-2022 |
Data de defesa:: | 16-mai-2022 |
Référence bibliographique: | VIEIRA, Maria Edna Moura. Educação permanente em saúde: o caminho pedagógico para reinvenção do trabalho docente. 2022. 208 f., il. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | Com o surgimento do SARS-CoV-2, o contexto educacional se tornou mais complexo. Além das perdas, a Covid-19 está deixando uma herança avassaladora na educação, somando-se aos desafios já existentes, como a falta de infraestrutura adequada e de letramento digital para os profissionais da educação. A forma de fazer e pensar a educação mediada pelas tecnologias digitais tornou-se inevitável de forma repentina. A nova realidade é evidenciada pelo distanciamento dos corpos e dos processos de ensino-aprendizagem, exigindo professores preparados e comprometidos com o ato de educar. O contexto aspira a gerar uma consciência transformadora de sociedade, na qual as pessoas se reconheçam como parte dos problemas, mas, sobretudo, como parte das soluções. Torna-se imperativo a reconstrução de dinâmicas, processos, metodologias participativas e formas de gestão democrática, que se reafirmam na práxis. Objetivo: analisar o modelo de Educação Permanente em Saúde adotado pelo Ministério da Saúde do Brasil (2004) e avaliar se este modelo é adequado para a formação dos professores da Rede Básica de Ensino, de forma a atender às novas necessidades. Método: o percurso investigativo caracterizou-se como uma metodologia qualitativa, participativa e exploratória. Foram desenvolvidos oito artigos: Primeiro foi um relato de experiência sobre a prática docente. Segundo buscou desenvolver processos de formação no contexto da Educação Permanente em Saúde (EPS), com professores e estudantes. Terceiro e quarto buscaram conhecer as percepções dos professores da educação básica da Espanha e do Brasil, sobre o impacto da Covid-19 na educação. Quinto trata-se de uma síntese crítica-reflexiva, participativa e exploratória, acerca de dois trabalhos de campo e um de revisão integrativa. Sexto se caracterizou como uma revisão integrativa, acerca do uso das metodologias ativas, em tempos de pandemia. Sétimo buscou sistematizar os conceitos da Metodologia Articuladora (MA) com os princípios da EPS. Oitavo buscou construir pontes de diálogos e conexões, onde a humanização das práticas constitui condição fundamental para uma educação e saúde corresponsáveis. Resultados: a) a nova realidade educacional provocada pela Covid-19 é evidenciada tanto pelo entorno digital como pelo distanciamento dos corpos e dos processos de ensino-aprendizagem, o que exige, para a educação básica, um olhar plural e professores preparados e comprometidos com o ato de educar; b) os profissionais da educação e saúde estão vivendo momentos de grande sofrimento e de adoecimento mental, precisando de atenção integral, de escuta qualificada, e de processos formativos permanente; c) há necessidade de uma prática educacional, balizada na transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, libertadora, emancipatória, humanitária e recheada de amorosidade e alegria; d) a EPS precisa avançar seu modelo de gestão para o setor educacional, estabelecendo pontes e diálogos corresponsáveis, em um processo de gestão intersetorial e de apoio mútuo. Conclusão: a EPS surge como modelo norteador para se traçar processos de formação intersetorial e dialógica para um trabalho prazeroso, amoroso e alegre, de professores da Rede Básica de Ensino. Para isso, é necessário incorporar novos princípios/conceitos pedagógicos que atendam ao setor educacional (amorosidade, intersetorialidade, inclusão, interculturalidade, internacionalização do conhecimento, humanização), para somente, assim, podermos avançarmos numa prática libertadora, amorosa e humanitária. |
Abstract: | With the emergence of SARS-CoV-2, the educational context has become more complex, in addition to losses, COVID-19 is leaving an overwhelming legacy in education, adding to existing challenges, such as the lack of adequate infrastructure and digital literacy for education professionals. The way of doing and thinking about education mediated by digital technologies emerged suddenly. The new reality is evidenced by the distancing of bodies and the teaching-learning processes, demanding prepared teachers who are committed to the act of educating. The context aspires to generate a transforming consciousness of society, in which people recognize themselves as part of the problems, but above all, as part of the solutions. It is imperative to rebuild dynamics, processes, participatory methodologies and forms of democratic management, which are reaffirmed in praxis. Objective: To analyze the model of Permanent Education in health adopted by the Ministry of Health of Brazil (2004), and if this model is adequate for the training of teachers of the Basic Education Network, in order to meet the new needs. Method: The investigative path was characterized as a qualitative, participatory and exploratory methodology. 08 articles were developed: First, it was an experience report on teaching practice. Second, it sought to develop training processes in the context of Permanent Education in Health (EPS), with teachers and students. Third and fourth sought to know the perceptions of basic education teachers in Spain and Brazil, on the impact of COVID-19 on education. Fifth, it is a critical-reflexive, participatory and exploratory synthesis, about two field works and an integrative review. Sixth was characterized as an integrative review, about the use of active methodologies, in times of pandemic. Seventh sought to systematize the concepts of the Articulating Methodology (AM) with the principles of EPS. Eighth sought to build bridges of dialogue and connections, where the humanization of practices is a fundamental condition for co-responsible education and health. Results: a) The new educational reality caused by COVID-19 is evidenced both by the digital environment and by the distancing of bodies and teaching-learning processes, which requires, for basic education, a plural look and prepared and committed teachers with the act of educating; b) Education and health professionals are experiencing moments of great suffering and mental illness, needing comprehensive care, qualified listening, and ongoing training processes; c) There is a need for an educational practice, based on transdisciplinarity, interdisciplinarity, liberating, emancipatory, humanitarian and filled with love and joy; d) The EPS needs to advance its management model for the education sector, establishing bridges and co-responsible dialogues, in a process of intersectoral management and mutual support. Conclusion: The EPS emerges as a guiding model to trace intersectoral and dialogic training processes for a pleasant, loving and joyful work of teachers of the Basic Education Network. For this, it is necessary to incorporate new pedagogical principles/concepts that meet the educational sector (Amorosity, Intersectoriality, Inclusion, Interculturality, Internationalization of Knowledge, Humanization), so that we can advance in a liberating, loving and humanitarian practice. |
Resumen: | Con el surgimiento del SARS-CoV-2, el contexto educativo se ha vuelto más complejo, además de las pérdidas, el COVID-19 está dejando un legado abrumador en la educación, sumándose a los desafíos existentes, como la falta de infraestructura adecuada y alfabetización digital para profesionales de la educación. La forma de hacer y pensar la educación mediada por las tecnologías digitales surgió de repente. La nueva realidad se evidencia en la distancia de los cuerpos y de los procesos de enseñanza-aprendizaje, exigiendo profesores preparados y comprometidos con el acto de educar. El contexto aspira a generar una conciencia transformadora de la sociedad, en la que las personas se reconozcan como parte de los problemas, pero sobre todo, como parte de las soluciones. Es imperativo reconstruir dinámicas, procesos, metodologías participativas y formas de gestión democrática, que se reafirmen en la praxis. Objetivo: Analizar el modelo de Educación Permanente en salud adoptado por el Ministerio de Salud de Brasil (2004), y si ese modelo es adecuado para la formación de profesores de la Red de Educación Básica, para atender las nuevas necesidades. Método: El camino investigativo se caracterizó por ser una metodología cualitativa, participativa y exploratoria. Se desarrollaron 08 artículos: Primero, fue un relato de experiencia sobre la práctica docente. El segundo, buscó desarrollar procesos de formación en el contexto de la Educación Permanente en Salud (EPS), con docentes y estudiantes. El tercero y cuarto buscaron conocer las percepciones de los docentes de educación básica en España y Brasil, sobre el impacto del COVID-19 en la educación. En quinto lugar, se trata de una síntesis crítico-reflexiva, participativa y exploratoria, sobre dos trabajos de campo y una revisión integradora. El sexto se caracterizó por ser una revisión integradora, sobre el uso de metodologías activas, en tiempos de pandemia. Séptimo buscó sistematizar los conceptos de la Metodología Articulante (MA) con los principios de la EPS. La Octava buscó construir puentes de diálogo y vinculación, donde la humanización de las prácticas sea condición fundamental para una educación y salud corresponsable. Resultados: a) La nueva realidad educativa provocada por el COVID-19 se evidencia tanto por el entorno digital como por el distanciamiento de los cuerpos y procesos de enseñanza-aprendizaje, lo que exige, para la educación básica, una mirada plural y profesores preparados y comprometidos con el acto de educar; b) Los profesionales de la educación y la salud están viviendo momentos de gran sufrimiento y enfermedad mental, necesitando de atención integral, escucha calificada y procesos de formación permanente; c) Hace falta una práctica educativa, basada en la transdisciplinariedad, la interdisciplinariedad, liberadora, emancipadora, humanitaria y llena de amor y alegría; d) La EPS necesita avanzar en su modelo de gestión para el sector educativo, estableciendo puentes y diálogos corresponsables, en un proceso de gestión intersectorial y apoyo mutuo. Conclusión: La EPS surge como modelo orientador para trazar procesos de formación intersectorial y dialógica para un trabajo ameno, amoroso y alegre de profesores de la Red de Educación Básica. Para eso, es necesario incorporar nuevos principios/conceptos pedagógicos que atiendan al sector educativo (Amorosidad, Intersectorialidad, Inclusión, Interculturalidad, Internacionalización del Conocimiento, Humanización), para que avancemos en una práctica liberadora, amorosa y humanitaria. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado UnB - Covid-19 |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.