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Título : Cursos e percursos de professoras em formação continuada : autoria, identidade e protagonismo em transformação
Autor : Sousa, Vânia dos Reis
metadata.dc.contributor.email: van619@gmail.com
Orientador(es):: Dias, Juliana de Freitas
Assunto:: Análise de discurso crítica
Educação crítica
Escrita criativa
Fecha de publicación : 20-dic-2022
Citación : SOUSA, Vânia dos Reis. Cursos e percursos de professoras em formação continuada: autoria, identidade e protagonismo em transformação. 2022. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumen : Esta dissertação visa apresentar implicações de pesquisa vinculada ao Programa de PósGraduação em Linguística (PPGL/UnB) e ao Grupo de Pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa (GECRIA). Esse trabalho tem por objetivo principal investigar as práticas sociodiscursivas no âmbito da formação continuada de professoras de escolas públicas e analisar as ressonâncias nos processos idenficacionais, representacionais e acionais vivenciados nas escolas, com foco em protagonismo, autoria e transformação – tanto de professoras como de estudantes. Dessa forma, observo as possíveis transformações e protagonismo assumidos em contexto de mudança nos modos de agir, representar e ser. O trabalho tem foco na mudança de identidade de estudantes e professoras de escolas públicas do Distrito Federal vinculadas à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). As professoras colaboradoras participaram do curso de formação continuada Programa Mulheres Inspiradoras (PMI) e de comunidades de escrita criativa autoral do GECRIA. As estudantes, colaboradoras da pesquisa, também participam de comunidades de escrita criativa vinculadas ao GECRIA. Como percurso metodológico, opto por ter como sustentáculo as seguintes bases: a pesquisa qualitativa; a etnografia crítica e discursiva e (auto)etnografia – a partir de entrevistas e produções escritas das colaboradoras. Pelo caráter transdisciplinar da ADC (como vemos em FAIRCLOUGH, 2001a e 2003, VIEIRA e RESENDE, 2016, e MAGALHÃES, MARTINS e RESENDE, 2017), busco outras teorias para dialogar com a pesquisa empreendida, a saber: a Educação Crítica – Giroux (1997); Freire (2019 e 2021); hooks (2020 e 2022); Dias, Coroa e Lima (2018); o conceito de Comunidade de Aprendizagem – hooks (2021) e a Autoetnografia e Etnografia Crítica – Diversi e Moreira (2017 e 2019); Etherington (2004); Denzin e Lincoln (2006) e Van Maanen (2011). O meu interesse, por esse campo de pesquisa, se deu pela participação do curso PMI nos anos de 2017 e 2018 e a maneira como essa formação reverberou em meus modos de pensar e agir, principalmente, no âmbito da sala de aula, com práticas educacionais.
Abstract: The present work aims to present research implications linked to the Postgraduate Program in Linguistics (PPGL/UnB) and to the Research Group – Critical Education Studies and Creative Authorship (GECRIA). The work focuses on changing the identity of students and teachers from public schools in the Federal District linked to the State Department of Education of the Federal District (SEEDF). The collaborating teachers participated in the continuing education course “Programa Mulheres Inspiradoras” (PMI) and in the GECRIA authorial creative writing communities. The students who collaborated in the research also participate in creative writing communities linked to GECRIA. As a methodological approach I choose to have the following bases: qualitative research; critical and discursive ethnography and (auto)ethnography – based on interviews and written productions of the collaborators. The main objective of this work is to investigate socio-discursive practices in the context of the continuing education of public school teachers and to analyze the resonances in the identification, representational and action processes experienced in schools, focusing on protagonism, authorship and transformation - both of teachers and students. In this way, I observe the possible transformations and protagonism assumed in a context of change in the ways of acting, representing and being. Due to the transdisciplinary character of ADC (as we see in Fairclough – 2001a and 2003-, Vieira and Resende - 2016 - and Magalhães, Martins and Resende - 2017), I seek other theories to dialogue with the research undertaken, namely: Critical Education - Giroux (1997); Freire (2019 and 2021); hooks (2020 and 2022); Dias, Coroa and Lima (2018); the concept of Learning Community – hooks (2021) and Autoethnography and Critical Ethnography – Diversi and Moreira (2017 and 2019); Etherington (2004); Denzin and Lincoln (2006) and Van Maanen (2011). My interest in this field of research was due to the participation in the PMI course in 2017 and 2018. The way in which this training reverberated in my ways of thinking and acting especially within the classroom with educational practices.
Resumen: Esta disertación tiene como objetivo presentar implicaciones de investigación vinculada al Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UnB) y al Grupo de Pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa (Gecria). El trabajo enfoca en el cambio de identidad de estudiantes y profesoras de escuelas públicas del Distrito Federal vinculadas a la Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Las profesoras colaboradoras participaron del curso de educación continua Programa Mulheres Inspiradoras (PMI) y de comunidades de escritura creativa de autor del Gecria. Las estudiantes, colaboradoras de la investigación, también participan de comunidades de escritura creativa vinculadas al Gecria. En el proceso metodológico, opto por tener como soporte las siguientes bases: la investigación cualitativa; la etnografía crítica y discursiva y (auto)etnografía – a partir de entrevistas y producciones escritas de las colaboradoras. Este trabajo tiene como objetivo principal investigar las prácticas sociodiscursivas en la educación continua de profesoras de escuelas públicas y analizar las resonancias en los procesos de identificación, representación y acción vividos en las escuelas, enfocados en protagonismo, autoría y transformación – tanto de profesoras como de estudiantes. Observo, por lo tanto, las posibles transformaciones y protagonismo asumidos en contexto de cambio en las formas de actuar, representar y ser. Dado el carácter transdisciplinar del ACD (como vemos en Fairclough – 2001a y 2003- Vieira y Resende – 2016 y Magalhães, Martins y Resende - 2017), busco otras teorías para dialogar con la investigación emprendida, a saber: la Educación Crítica – Giroux (1997); Freire (2019 y 2021); hooks (2020 y 2022); Dias, Coroa y Lima (2018); el concepto de Comunidad de Aprendizaje – hooks (2021) y la autoetnografía y Etnografía Crítica – Diversi y Moreira (2017 y 2019); Etherington (2004); Denzin y Lincoln (2006) y Van Maanen (2011). Mi interés, por este campo de investigación, se debió por haber participado del curso PMI entre los años 2017 y 2018 y la manera en que esa formación reverberó en mis modos de pensar y actuar, principalmente, en el aula, con prácticas educativas.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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