Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45512
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ReginaBragaSilva.pdf19,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018 : o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquático
Autor(es): Silva, Regina Braga
Orientador(es): Menezes, João Paulo Cunha de
Assunto: Ensino investigativo
Biologia - estudo e ensino
Livros didáticos
Data de publicação: 18-Jan-2023
Referência: SILVA, Regina Braga. Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018: o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquáticos. 2022. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O ensino de Biologia apresenta desafios em relação à abordagem dos conteúdos para que esses não se tornem apenas memorizados e repetidos. Dessa forma, o uso de atividades investigativas pode possibilitar aos estudantes a percepção dos conteúdos de forma contextualizada e integrada ao seu dia a dia, podendo assim agir de forma crítica. Dentro desse contexto, o objetivo principal desta pesquisa foi verificar se os livros didáticos de Biologia do PNLD 2018 utilizaram a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, em especial a Inteligência Naturalista, para diversificar a abordagem das atividades e conteúdo sobre ecossistemas aquáticos; sendo a inteligência verbal/linguística predominante entre as atividades analisadas. Foi produzido – após a análise dos livros didáticos – um guia pedagógico com sugestões de atividades investigativas com a utilização da Teoria das Inteligências Múltiplas como subsídio pedagógico. Com a implementação do Novo Ensino Médio em 2022, o guia pedagógico é sugestão para uma Eletiva Orientada, de acordo com o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio.
Abstract: The teaching of Biology presents challenges in relation to the approach of contents so that they do not just become memorized and repeated. In this way, the use of investigative activities can enable students to perceive the contents in a contextualized and integrated way into their daily lives, thus being able to act in a critical way. Within this context, the main objective of this research was to verify whether the Biology textbooks of the PNLD 2018 used Howard Gardner's Theory of Multiple Intelligences, especially Naturalist Intelligence, to diversify the approach to activities and content on aquatic ecosystems; being the verbal/linguistic intelligence predominant among the analyzed activities. After analyzing the textbooks, a pedagogical guide was produced with suggestions for investigative activities using the Theory of Multiple Intelligences as a pedagogical subsidy. With the implementation of the New High School in 2022, the pedagogical guide is a suggestion for a Guided Elective, according to the Curriculum in Motion of the New High School.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.