Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45514
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_NeideCândidadeOliveiraSantosPessoa.pdf10,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A construção de metodologia investigativa para auxiliar os professores do Ensino Médio sobre o tema preservação e conservação de nascentes e matas ciliares
Outros títulos: The construction of investigative methodology to help High School teachers on the theme of preservation and conservation of springs and ripair forests
Autor(es): Pessoa, Neide Cândida de Oliveira Santos
Orientador(es): Ferreira, Maria Fernanda Nince
Assunto: Sequência didática
Biologia - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
Data de publicação: 18-Jan-2023
Referência: PESSOA, Neide Cândida de Oliveira Santos. A construção de metodologia investigativa para auxiliar os professores do Ensino Médio sobre o tema preservação e conservação de nascentes e matas ciliares. 2022. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este projeto teve por objetivo elaborar uma Sequência Didática Investigativa - SDI, contextualizada, para atender professores e estudantes do ensino médio na disciplina de biologia, para incentivar, o ensino investigativo neste componente curricular com a utilização deste produto. O estudo foi desenvolvido no Colégio Estadual Getúlio Vargas, na cidade de Jaupaci no estado de Goiás. Assim, a partir da vivência na escola de professores e estudantes e da contextualização do tema meio ambiente, propomos e construímos uma SDI com o tema; “A construção de metodologia investigativa para auxiliar os professores do ensino médio sobre o tema preservação e conservação do meio ambiente”, planejadas com a sequência de seis aulas que auxiliará no processo de ensino e aprendizado de biologia no ensino médio. A sequência criada possui como conteúdo programático o Ciclo da Água, Interações Ecológicas Dinâmicas das Comunidades, Ciclos Biogeoquímicos, Recursos Hídricos. O projeto vem ao encontro ao anseio dos professores em criar estratégias de ensino que tornem a aprendizagem de biologia mais significativa para o aluno, trabalhando questões problematizadoras reais para o estudante. Tal estratégia visa promover a investigação, coleta e tabulação de dados, discussões, formulação de ações, o protagonismo estudantil, o conhecimento científico, a autonomia a tomada de decisões para o seu bem-estar e do meio em que vive, sendo um agente de transformações.
Abstract: This project aimed to develop an Investigative Didactic Sequence - SDI, contextualized, to serve teachers and high school students in the discipline of biology, to encourage investigative teaching in this curricular component with the use of this product. The study was developed at Colégio Estadual Getúlio Vargas, in the city of Jaupaci in the state of Goiás. Thus, based on the experience at school of teachers and students and the contextualization of the environment theme, we propose and build an SDI with the theme; “The construction of an investigative methodology to help high school teachers on the subject of preservation and conservation of the environment”, planned with a sequence of six classes that will help in the process of teaching and learning biology in high school. The sequence created has as programmatic content the Water Cycle, Dynamic Ecological Interactions of Communities, Biogeochemical Cycles, Water Resources. The project meets the teachers' desire to create teaching strategies that make the learning of biology more meaningful for the student, working on real problem-solving issues for the student to promote investigation, data collection and tabulation, discussions, formulation of actions, student protagonism, scientific knowledge, autonomy and decision-making for their well-being and the environment in which they live, being an agent of transformation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.