Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Rafael Cerqueira | - |
dc.contributor.author | Pitangui, Lara Cordeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T22:29:37Z | - |
dc.date.available | 2023-01-20T22:29:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-10 | - |
dc.identifier.citation | PITANGUI, Lara Cordeiro. Desempenho de pavimento sustentável com camada de base de mistura reciclada estabilizada com espuma de asfalto. 2022. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45584 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Buscando fomentar o uso de materiais sustentáveis em pavimentação, foi implantado um
Trecho Experimental (TE) com três subtrechos na rodovia SP-270, utilizando uma mistura
estabilizada com espuma de asfalto na camada de base, contando com a incorporação de
material fresado. As espessuras das camadas de base nos subtrechos 2 e 3 foram reduzidas em
relação ao projeto original, correspondente ao subtrecho 1. Para avaliar o desempenho dos
pavimentos frente às ações do tráfego e climáticas, foram monitorados o afundamento de trilha
de rodas (ATR), a área trincada e as bacias de deflexão. A deflectometria foi realizada com a
Viga Benkelman (VB) e, além disso, em uma das campanhas de levantamento de campo,
também foi empregado o Falling Weight Deflectometer(FWD) em conjunto com a VB, obtendo
uma correlação entre ambos os equipamentos nos subtrechos estudados. Para avaliação dos
materiais, foram realizados ensaios laboratoriais solicitados no Método de Dimensionamento
Nacional (MeDiNa), em especial o triaxial de cargas repetidas para obtenção do Módulo de
Resiliência (MR) e da Deformação Permanente (DP). Devido às particularidades, o material da
base também foi ensaiado em diferentes períodos de cura. Para o concreto asfáltico (CA)
determinou-se apenas o MR, faltando ensaios de fadiga e Flow Number (FN) - em andamento.
O monitoramento do pavimento in situ, com duração de seis meses, mostrou um bom
comportamento, não apresentando trincamento nas camadas de revestimento. Entretanto, em
função da consolidação da mistura estabilizada, verificou-se evolução do ATR. Na análise das
deflexões, para o subtrecho 1, houve redução da deflexão máxima (Do) e as retroanálises
indicaram um aumento do MR. Nos subtrechos 2 e 3, mesmo observando aumento de Do, os
MR retroanalisados da base cresceram em razão da consolidação da camada. Quanto à avaliação
laboratorial, a dependência da tensão confinante no modelo do MR mostra que a mistura
estabilizada possui um comportamento de material granular. No que se refere à cura do material,
observa-se dependência da temperatura e da quantidade de dias, sendo ainda precoce definir
qual o método que representa da melhor maneira o comportamento do material em campo.
Houve inconsistência entre a previsão do trincamento e o verificado in situ, quando da avaliação
com o MeDiNa, porém este resultado era esperado, tendo em vista que a previsão do MeDiNa
é decorrente de Função de Transferência (FT) calibrada para TE com estruturas distintas dos
pavimentos em estudo. Assim, com o complemento dos ensaios (fadiga e FN para o CA), a
continuidade do monitoramento do TE e a implantação de novos trechos, será possível construir
um banco de dados para proposição de uma FT para pavimentos que incorporem essa solução. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desempenho de pavimento sustentável com camada de base de mistura reciclada estabilizada com espuma de asfalto | pt_BR |
dc.title.alternative | Sustainable pavement performance with stabilized recycled mix base layer with asphalt foam | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espuma de asfalto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mistura estabilizada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimento sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentação urbana sustentável | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Mello, Luiz Guilherme Rodrigues de | - |
dc.description.abstract1 | Seeking to encourage the use of sustainable materials in paving area, a Test Section (TS) was
implemented with three test subsections on the SP-270 highway, using a stabilized mix with
foamed bitumen in the base course, with the incorporation of milled material. The base layers
thickness in subsections 2 and 3 were reduced in relation to the original project, corresponding
to subsection 1. To evaluate the performance of the pavements in face of traffic and weather,
the Wheel Path Rutting (WPR) was monitored, cracking evaluation and deflection control.
Deflectometry was performed with the Benkelman Beam (BB) and, in addition, in one of the
field survey campaigns, the Falling Weight Deflectometer (FWD) was also used in conjunction
with the BB, obtaining a correlation between both equipment in the subsections studied. To
evaluate the materials, laboratory tests requested in the National Dimensioning Method
(MeDiNa) were carried out, especially on the triaxial repeated load testing aiming to obtain the
Resilient Modulus (RM) and Permanent Deformation (PD). Due to the particularities, the base
material was also tested in different curing periods. For Asphalt Concrete (AC) only the RM
was determined, still missing fatigue tests and Flow Number (FN) - in progress. The pavement
monitoring in situ, in a period of six months, showed a good behavior, with no cracking in the
asphalt coating layers. However, due to the consolidation of the stabilized mixture, there was
an increase of the WPR with time. In the deflections analysis, for subsection 1, there was a
reduction in the maximum deflection (Do) and the back analyses indicated an increase in the
RM. In subsections 2 and 3, even observing an increase in Do, the MR analyzed back from the
base increased due to the consolidation of the layer. Regarding the laboratory evaluation, the
dependence of the confining stress in the MR model shows that the stabilized mixture has a
granular material behavior. As for the curing of the material, there is a dependence on
temperature and the number of days, being still early to define which method best represents
the material’s behavior in the field. There was an inconsistency between the prediction of
cracking and the one verified in situ, when evaluating with MeDiNa, but this result was
expected, considering that the prediction of MeDiNa is due to a Transfer Function (TF)
calibrated for TS with structures different from these under study. Thus, with the complement
of tests (fatigue and FN for the AC), the continuity of monitoring the TS and the implementation
of new test sections, it will be possible to build a database to propose a FT for pavements that
incorporate this type of solution. | pt_BR |
dc.contributor.email | laracordeirop@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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