http://repositorio.unb.br/handle/10482/45584
File | Description | Size | Format | |
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2022_LaraCordeiroPitangui.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Desempenho de pavimento sustentável com camada de base de mistura reciclada estabilizada com espuma de asfalto |
Other Titles: | Sustainable pavement performance with stabilized recycled mix base layer with asphalt foam |
Authors: | Pitangui, Lara Cordeiro |
metadata.dc.contributor.email: | laracordeirop@gmail.com |
Orientador(es):: | Silva, Rafael Cerqueira |
Coorientador(es):: | Mello, Luiz Guilherme Rodrigues de |
Assunto:: | Espuma de asfalto Mistura estabilizada Pavimento sustentável Pavimentação urbana sustentável |
Issue Date: | 20-Jan-2023 |
Data de defesa:: | 10-Oct-2022 |
Citation: | PITANGUI, Lara Cordeiro. Desempenho de pavimento sustentável com camada de base de mistura reciclada estabilizada com espuma de asfalto. 2022. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | Buscando fomentar o uso de materiais sustentáveis em pavimentação, foi implantado um Trecho Experimental (TE) com três subtrechos na rodovia SP-270, utilizando uma mistura estabilizada com espuma de asfalto na camada de base, contando com a incorporação de material fresado. As espessuras das camadas de base nos subtrechos 2 e 3 foram reduzidas em relação ao projeto original, correspondente ao subtrecho 1. Para avaliar o desempenho dos pavimentos frente às ações do tráfego e climáticas, foram monitorados o afundamento de trilha de rodas (ATR), a área trincada e as bacias de deflexão. A deflectometria foi realizada com a Viga Benkelman (VB) e, além disso, em uma das campanhas de levantamento de campo, também foi empregado o Falling Weight Deflectometer(FWD) em conjunto com a VB, obtendo uma correlação entre ambos os equipamentos nos subtrechos estudados. Para avaliação dos materiais, foram realizados ensaios laboratoriais solicitados no Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa), em especial o triaxial de cargas repetidas para obtenção do Módulo de Resiliência (MR) e da Deformação Permanente (DP). Devido às particularidades, o material da base também foi ensaiado em diferentes períodos de cura. Para o concreto asfáltico (CA) determinou-se apenas o MR, faltando ensaios de fadiga e Flow Number (FN) - em andamento. O monitoramento do pavimento in situ, com duração de seis meses, mostrou um bom comportamento, não apresentando trincamento nas camadas de revestimento. Entretanto, em função da consolidação da mistura estabilizada, verificou-se evolução do ATR. Na análise das deflexões, para o subtrecho 1, houve redução da deflexão máxima (Do) e as retroanálises indicaram um aumento do MR. Nos subtrechos 2 e 3, mesmo observando aumento de Do, os MR retroanalisados da base cresceram em razão da consolidação da camada. Quanto à avaliação laboratorial, a dependência da tensão confinante no modelo do MR mostra que a mistura estabilizada possui um comportamento de material granular. No que se refere à cura do material, observa-se dependência da temperatura e da quantidade de dias, sendo ainda precoce definir qual o método que representa da melhor maneira o comportamento do material em campo. Houve inconsistência entre a previsão do trincamento e o verificado in situ, quando da avaliação com o MeDiNa, porém este resultado era esperado, tendo em vista que a previsão do MeDiNa é decorrente de Função de Transferência (FT) calibrada para TE com estruturas distintas dos pavimentos em estudo. Assim, com o complemento dos ensaios (fadiga e FN para o CA), a continuidade do monitoramento do TE e a implantação de novos trechos, será possível construir um banco de dados para proposição de uma FT para pavimentos que incorporem essa solução. |
Abstract: | Seeking to encourage the use of sustainable materials in paving area, a Test Section (TS) was implemented with three test subsections on the SP-270 highway, using a stabilized mix with foamed bitumen in the base course, with the incorporation of milled material. The base layers thickness in subsections 2 and 3 were reduced in relation to the original project, corresponding to subsection 1. To evaluate the performance of the pavements in face of traffic and weather, the Wheel Path Rutting (WPR) was monitored, cracking evaluation and deflection control. Deflectometry was performed with the Benkelman Beam (BB) and, in addition, in one of the field survey campaigns, the Falling Weight Deflectometer (FWD) was also used in conjunction with the BB, obtaining a correlation between both equipment in the subsections studied. To evaluate the materials, laboratory tests requested in the National Dimensioning Method (MeDiNa) were carried out, especially on the triaxial repeated load testing aiming to obtain the Resilient Modulus (RM) and Permanent Deformation (PD). Due to the particularities, the base material was also tested in different curing periods. For Asphalt Concrete (AC) only the RM was determined, still missing fatigue tests and Flow Number (FN) - in progress. The pavement monitoring in situ, in a period of six months, showed a good behavior, with no cracking in the asphalt coating layers. However, due to the consolidation of the stabilized mixture, there was an increase of the WPR with time. In the deflections analysis, for subsection 1, there was a reduction in the maximum deflection (Do) and the back analyses indicated an increase in the RM. In subsections 2 and 3, even observing an increase in Do, the MR analyzed back from the base increased due to the consolidation of the layer. Regarding the laboratory evaluation, the dependence of the confining stress in the MR model shows that the stabilized mixture has a granular material behavior. As for the curing of the material, there is a dependence on temperature and the number of days, being still early to define which method best represents the material’s behavior in the field. There was an inconsistency between the prediction of cracking and the one verified in situ, when evaluating with MeDiNa, but this result was expected, considering that the prediction of MeDiNa is due to a Transfer Function (TF) calibrated for TS with structures different from these under study. Thus, with the complement of tests (fatigue and FN for the AC), the continuity of monitoring the TS and the implementation of new test sections, it will be possible to build a database to propose a FT for pavements that incorporate this type of solution. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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