Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/45912
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2022_DanielMcmanusPimentel.pdf526,43 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Bibliometric indicators in Physical Education research : Brazil in comparison
Auteur(s): Pimentel, Daniel Mcmanus
metadata.dc.contributor.email: danielmcpimentel@gmail.com
Orientador(es):: Vianna, Lauro Casqueiro
Assunto:: Publicações científicas
Colaboração científica
Acesso aberto à informação
Educação física
Date de publication: 29-mai-2023
Référence bibliographique: PIMENTEL, Daniel Mcmanus. Bibliometric indicators in Physical Education research: Brazil in comparison. 2022. 43 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: Os artigos em InCites ® baseados em Web of Science ® para Educação Física foram avaliados em todo o mundo e no Brasil. As análises incluíram Cluster, Discriminante, Canonical e Análise Fatorial, para diferenciar entre países do mundo e universidades no Brasil. Os temas mais comuns estudados no Brasil e no mundo também foram pesquisados. A maioria dos documentos a nível mundial é publicada nos EUA (46%) e Inglaterra (26%), seguidos por três outras nações europeias, sendo o Brasil o 6º maior país editor (1,7%). Em contraste, os autores brasileiros tendem a publicar mais dentro do seu próprio país (40%). Há uma tendência para que os países com maior percentagem de documentos nas revistas do primeiro quartil tenham também uma percentagem mais elevada de 10% dos documentos citados (R2=0,73 para todos os documentos e 0,92 para acesso livre). Ao comparar todos os documentos com os de acesso aberto, a maioria dos países aumenta a sua pontuação dos 10% mais citados, enquanto que o Brasil diminui 1%. As variáveis que diferenciam entre os grupos de países incluem % documentos em revistas do primeiro quartil, % Colaboração internacional, % Acesso Aberto, Impacto da Citação (número de citações por artigo) e % Documentos no Top 10%. A correlação entre o número de publicações por tópico a nível mundial e o Brasil é de 0,79. O aumento da publicação em revistas do Q1, bem como maior colaboração internacional e com indústria são indicados para aumentar o impacto das publicações de autores brasileiros na educação física. Deve ser concedido financiamento para ajudar no pagamento de taxas de processamento de artigos em revistas de grande impacto de Acesso Aberto.
Abstract: Papers in InCites ® based on Web of Science ® for Physical Education were evaluated worldwide and in Brazil. Analyses included Cluster, Discriminant, Canonical and Factorial Analyses, to differentiate between countries worldwide and universities in Brazil. Most common topics studied in Brazil and worldwide were also researched. Most documents worldwide are published in the USA (46%) and England (26%), followed by three other European nations, with Brazil being the 6th largest publishing country (1.7%). In contrast, Brazilian authors tend to publish more within their own country (40%). There is a tendency for the countries with higher percentage of documents in Q1 journals to also have higher percentage of top 10% cited documents (R2 =0.73 for all documents and 0.92 for open access). When comparing all documents with those in open access, most countries increase their Top 10% score, while Brazil decreases by 1%. The variables that differentiate between country clusters include % documents in Q1 journals, % International collaboration, % Open Access, Citation Impact (number of Citations per paper) and % Document sin Top 10%. The correlation between number of publications per topic worldwide and Brazil is 0.79. Increases in publishing in Q1 journals, as well as more industry and international collaboration are indicated for increasing impact of publications by Brazilian authors in physical education. Funding should be provided to help with the payment of Article Processing Charges in high impact Open Access journals.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45912/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.