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Título: Caminhos escolares : análise de políticas públicas para uma mobilidade segura na infância
Autor(es): Braga, Nayara Sampaio
Orientador(es): Tenorio, Gabriela de Souza
Assunto: Mobilidade ativa
Mobilidade infantil
Transporte escolar
Segurança de trânsito
Data de publicação: 3-Jul-2023
Referência: BRAGA, Nayara Sampaio. Caminhos escolares: análise de políticas públicas para uma mobilidade segura na infância. 2022. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse é um estudo sobre a criança em seu caminho diário para a escola por meios de transporte motorizados ou não. Buscou-se indicar possíveis lacunas e potencialidades nas políticas públicas nacionais quanto à segurança de crianças no trânsito a caminho da escola a partir de análise fundamentada em uma abordagem sistêmica de segurança viária e na comparação com programas internacionais de caminhos escolares seguros. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, foi possível analisar o contexto da mobilidade a caminho da escola no país, identificando a prevalência de modos ativos de transporte e elevados índices de sinistralidade com crianças pedestres, ocupantes de motocicletas e automóveis, além da existência de diversas iniciativas e políticas públicas que influenciam a mobilidade infantil, mas sem haver no contexto nacional uma atuação integrada e coordenada. O estudo de casos múltiplos de programas internacionais de caminhos escolares seguros permitiu a análise de boas práticas e extração de importantes modelos. Ao final, foi possível apontar diretrizes para uma política pública nacional de caminhos escolares seguros, estruturadas em três categorias: gestão, diagnóstico e medidas de segurança viária.
Abstract: This is a study about children in their daily journey to school by motorized or not motorized transportation means. This research aimed to identify gaps and potential in the Brazilian policies context about road safety in school routes through safe system approach fundamentals and the comparasion with the international programs. The bibliographic and documental research enabled the analysis of general school mobility in the country. It was identified that active mobility prevailed and that the number of crashs with pedestrian, motocycle occupants and car occupants children are high. Also, it was identified the existence of many Brazilian iniciatives and policies that affect child mobility, but without integrated actions or coordination. The study of multiple cases of international safe routes to school programs provided the analysis of best practices and the extraction of important models. It was possible to suggest directions to a national policy of safe routes to school structured in three categories: management, diagnosis and road safety treatment measures.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022.
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