Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tenorio, Gabriela de Souza | - |
dc.contributor.author | Braga, Nayara Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T21:50:17Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03T21:50:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-02 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Nayara Sampaio. Caminhos escolares: análise de políticas públicas para uma mobilidade segura na infância. 2022. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46012 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse é um estudo sobre a criança em seu caminho diário para a escola por meios de transporte
motorizados ou não. Buscou-se indicar possíveis lacunas e potencialidades nas políticas
públicas nacionais quanto à segurança de crianças no trânsito a caminho da escola a partir de
análise fundamentada em uma abordagem sistêmica de segurança viária e na comparação com
programas internacionais de caminhos escolares seguros. A partir de pesquisa bibliográfica e
documental, foi possível analisar o contexto da mobilidade a caminho da escola no país,
identificando a prevalência de modos ativos de transporte e elevados índices de sinistralidade
com crianças pedestres, ocupantes de motocicletas e automóveis, além da existência de diversas
iniciativas e políticas públicas que influenciam a mobilidade infantil, mas sem haver no
contexto nacional uma atuação integrada e coordenada. O estudo de casos múltiplos de
programas internacionais de caminhos escolares seguros permitiu a análise de boas práticas e
extração de importantes modelos. Ao final, foi possível apontar diretrizes para uma política
pública nacional de caminhos escolares seguros, estruturadas em três categorias: gestão,
diagnóstico e medidas de segurança viária. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Caminhos escolares : análise de políticas públicas para uma mobilidade segura na infância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança de trânsito | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This is a study about children in their daily journey to school by motorized or not motorized
transportation means. This research aimed to identify gaps and potential in the Brazilian policies
context about road safety in school routes through safe system approach fundamentals and the
comparasion with the international programs. The bibliographic and documental research
enabled the analysis of general school mobility in the country. It was identified that active
mobility prevailed and that the number of crashs with pedestrian, motocycle occupants and car
occupants children are high. Also, it was identified the existence of many Brazilian iniciatives
and policies that affect child mobility, but without integrated actions or coordination. The study
of multiple cases of international safe routes to school programs provided the analysis of best
practices and the extraction of important models. It was possible to suggest directions to a
national policy of safe routes to school structured in three categories: management, diagnosis
and road safety treatment measures. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|