Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Adriana Almeida Sales de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Beatriz Miranda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T20:44:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T20:44:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-29 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Beatriz Miranda. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e a gestão descentralizada dos programas de manutenção escolar: estudo comparado sobre os Centros Colaboradores das regiões Centro-Oeste e Norte. 2023. 208 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47057 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação investigou a gestão descentralizada dos programas educacionais de
manutenção escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC)
a partir do regime de parceria estabelecido entre esta autarquia e os Centros
Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais
(CECAMPEs), fundados e vinculados às Universidades Federais, com a função de
promover o aprimoramento dos programas educacionais em questão. A pesquisa
objetivou analisar a atuação dos CECAMPEs nos trabalhos desenvolvidos no âmbito do
eixo da assistência técnica. Para este propósito, foram analisados comparativamente os
CECAMPEs referentes às Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil durante o período de
2020 a 2022. Buscou-se compreender como a parceria proposta pelo FNDE se
desenvolveu e o papel dos CECAMPEs perante a finalidade de apoiar a execução e
desempenho da gestão descentralizada dos programas, sendo eles: o Programa Dinheiro
Direto na Escola (PDDE) Básico e suas Ações Integradas, o Programa Caminho da
Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE). Para este
estudo, considerou-se o processo de configuração das políticas e do financiamento da
educação brasileira em seus avanços e entraves no direcionamento e descentralização de
recursos à educação básica. O trabalho foi estruturado sob a perspectiva comparada em
educação, com abordagem crítico-dialética, e contou com a pesquisa bibliográfica por
meio do levantamento de títulos e revisão da literatura, seguida de pesquisa documental
relacionada à temática. Os resultados da pesquisa revelam que as atividades e ações
desenvolvidas pelos CECAMPEs contribuíram para um melhor desempenho da gestão
descentralizada dos programas educacionais, demonstrando ainda, que os centros
colaboradores tornaram-se importantes ferramentas para educação, principalmente por
estarem localizados no âmbito da esfera pública. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e a gestão descentralizada dos programas de manutenção escolar : estudo comparado sobre os Centros Colaboradores das regiões Centro-Oeste e Norte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão descentralizada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação comparada | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation investigated the decentralized management of educational school
maintenance programs from the National Education Development Fund (FNDE/MEC)
based on the collaboration regime established between this authority and the
Collaborating Centers for Support for Monitoring and Management of Educational
Programs ( CECAMPEs), founded in partnership with Federal Universities, with the
function of promoting the improvement of the educational programs in question. The
research aimed to analyze the performance of CECAMPEs in the work carried out within
the scope of technical assistance. For this purpose, CECAMPEs referring to the
Central-West and Northern Regions of Brazil were comparatively analyzed during the
period from 2020 to 2022. We sought to understand how the partnership proposed by
FNDE developed, and the role of CECAMPEs in order to support the execution and
performance of the decentralized management of the programs, namely: the Basic Direct
Money at School Program (PDDE) and its Integrated Actions, the Caminho da Escola
Program and the National School Transport Support Program (PNATE). For this study,
the process of configuring policies and financing of Brazilian education was considered
in its advances and obstacles in the targeting and decentralization of resources for basic
education. The work was structured from a comparative perspective in education, with a
critical-dialectical approach, and included bibliographical research through the survey of
titles and literature review, followed by documentary research related to the theme. The
research results reveal that the activities and actions developed by CECAMPEs
contributed to a better performance of the decentralized management of educational
programs, also demonstrating that the collaborating centers have become important tools
for education, mainly because they are located within the public sphere. | en |
dc.description.abstract2 | Esta disertación investigó la gestión descentralizada de los programas educativos de
mantenimiento de escuelas del Fondo Nacional de Desarrollo Educativo (FNDE/MEC) a
partir del régimen de colaboración establecido entre esta autoridad y los Centros
Colaboradores de Apoyo al Seguimiento y Gestión de Programas Educativos
(CECAMPE), fundados en asociación con Universidades Federales, con la función de
promover el mejoramiento de los programas educativos en cuestión. La investigación
tuvo como objetivo analizar el desempeño de los CECAMPE en el trabajo realizado en el
ámbito de la asistencia técnica. Para ello, se analizaron comparativamente los CECAMPE
referentes a las regiones Centro-Oeste y Norte de Brasil durante el período de 2020 a
2022. Se buscó comprender cómo se desarrolló la alianza propuesta por el FNDE y el
papel de los CECAMPE para apoyar la ejecución. y desempeño de la gestión
descentralizada de los programas, a saber: el Programa de Dinero Básico Directo en la
Escuela (PDDE) y sus Acciones Integradas, el Programa Camino de la Escuela y el
Programa Nacional de Apoyo al Transporte Escolar (PNATE). Para este estudio, se
consideró el proceso de configuración de políticas y financiamiento de la educación
brasileña en sus avances y obstáculos en la focalización y descentralización de recursos
para la educación básica. El trabajo se estructuró desde una perspectiva comparada en
educación, con un enfoque crítico-dialéctico, e incluyó una investigación bibliográfica a
través del levantamiento de títulos y revisión de literatura, seguida de una investigación
documental relacionada con el tema. Los resultados de la investigación revelan que las
actividades y acciones desarrolladas por los CECAMPE contribuyeron a un mejor
desempeño de la gestión descentralizada de los programas educativos, demostrando
además que los centros colaboradores se han convertido en importantes herramientas para
la educación, principalmente por estar ubicados dentro del ámbito público. | es |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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