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dc.contributor.advisor | Carvalho, Cristina Helena Almeida de | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Mírian Aguiar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:00:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:00:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Mírian Aguiar. O financiamento da política de conveniamento da educação infantil no Distrito Federal: os Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis). 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47069 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo principal analisar o financiamento da política de
convênios do Distrito Federal com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para a oferta de
educação infantil nos Centros de Educação da Primeira Infância (CEPIs). Atualmente, o DF
realiza parte da oferta de creche e pré-escola por meio de convênios com OSCs via prédios
próprios ou pela cessão da gestão dos CEPIs, instituições construídas através da política pública
federal Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para
a Rede Escolar Pública de Educação Infantil). Propõe-se como objetivos específicos: a)
examinar a legislação educacional nacional referente ao financiamento à etapa da educação
infantil; b) analisar as relações estabelecidas entre o poder público e o setor privado no
financiamento da educação infantil; c) investigar como ocorreu o financiamento público
distrital para as instituições privadas que fizeram a gestão dos CEPIs no DF entre 2017 e
fevereiro de 2023. Trata-se de pesquisa quali- quantitativa, cujos procedimentos metodológicos
foram a análise documental e a bibliográfica, além da análise dos dados sobre a oferta e o
financiamento dos CEPIs entre 2017 e 2022. Como resultados observou-se que foram
identificadas irregularidades na execução das parcerias, no cumprimento dos termos de
colaboração e quanto ao controle de vagas. Quanto ao financiamento, a opção por convênios
mostrou-se como oferta educacional a custos reduzidos, pois os valores por crianças encontramse em defasagem e há a desvalorização profissional por meio de salários reduzidos e a ausência
de planos de carreira, caracterizando-se por terceirização da atividade-fim. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O financiamento da política de conveniamento da educação infantil no Distrito Federal : os Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Centros de Educação da Primeira Infância (CEPIs) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parcerias público-privadas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this dissertation is to analyze the financing of the Federal District’s policy
of agréments with Civil Society Organizations (CSOs) for the provision of early childhood
education in Early Childhood Education Centers (ECECs). Currently, the FD provides part of
its kindergarten and preschool supply through agreements with CSOs through its own buildings
or through the cession of management of the ECECs, which are institutions built through the
federal public policy Proinfância (National Program of Restructuring and Acquisition of
Equipment for the Public School Network of Early Childhood Education). It proposes as
specific objectives: a) to examine the national educational legislation referring to the financing
of the early childhood education stage; b) to analyze the relations established between the public
power and the private sector in the financing of early childhood education; c) how the district
public funding for the private instituitions that managed the ECECs in the FD between 2017
and february of 2023. This is a quali-quantitative research, whose methodological procedures
were documental and bibliographical analysis, in additions to the analysis of data on the
financing of ECECs between 2017 and 2022. As results, it was observed irregularities were
identified in the execution of the partnership, in compliance with the terms of collaboration and
with regard to the control of vacancies. As for financing, the option for agreements proved to
be an educational offer at reduced costs, since the amounts per child are outdated and there is
professional devaluation through reduced wages and the absence of career plants, characterized
by outsourcing of core activity. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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